“Apagões” irritaram vilhenenses na noite desta segunda-feira, 16 / Foto: ilustrativa

As reclamações se avolumam nas redes sociais e em tribunas parlamentares pelo Estado afora: todos estão saturados com a Energisa, empresa que assumiu o controle pela geração e distribuição de energia elétrica após a privatização do sistema.

Os problemas vão desde elevação no preço da tarifa considerados abusivos, excesso de fiscalização e má-prestação de serviços.

Nesta terça-feira, 17, inúmeras postagens em redes sociais comentavam o aumento considerado abusivo por consumidores, além das quedas de fornecimento que aconteceram na noite de ontem em alguns pontos da cidade.

Em âmbito parlamentar, as queixas contra a Energisa repercutem no Congresso Nacional através do deputado federal Léo Moraes (PODE), e na Assembleia Legislativa na voz de Adelino Follador (DEM).

Começando pelas queixas de consumidores, as mais comuns estão sendo a respeito do aumento drástico e abrupto no valor da tarifa. Há inúmeros relatos nas redes sociais dando conta de contas que chegaram a dobrar de valor em curto espaço de tempo, sem que houvesse aumento de consumo para justificar tamanha alteração.

Também se questiona muito os valores cobrados à título de Taxa de Iluminação Pública, sendo que em muitos locais os clientes afirmam não haver o serviço. A adoção da bandeira vermelha para o cálculo tarifário é outra queixa constantes. Vários consumidores que são advogados anunciam intenção de ingressar com ações contra a empresa.

A qualidade dos serviços também é algo bastante citado, e chegou a ser assunto de matéria aqui no Extra de Rondônia, na semana passada. Na ocasião outro questionamento acabou se confirmando: a empresa é ruim em termos de relações públicas, e só se manifestou naquela oportunidade depois que a matéria havia sido publicada, mesmo tendo sido procurada quando a reportagem estava sendo produzida.

A matéria em questão tratava de constantes quedas no fornecimento que estavam ocorrendo no início do mês, falha que a empresa acabou admitindo, porém declarando ter sido sanada. No entanto, no final de semana e na noite desta segunda-feira, 16, houve interrupção no fornecimento de energia pelo menos três vezes em Vilhena.

A repercussão parlamentar tem sido forte por parte dos dois deputados citados no primeiro parágrafo. Léo Moraes usou a tribuna da Câmara dos Deputados na semana passada para tecer duras críticas contra a Energisa, chegando a convocar a população para uma grande mobilização de protesto, exigindo “respeito, e o fim da cobrança de tarifas fora da realidade do cidadão comum”.

Já o deputado estadual Adelino Follador disse em discurso que a Energisa “age como se não houve problemas, não cumpre nada e é soberana em suas ações. O Povo de Rondônia não aguenta mais, a empresa está aterrorizando as pessoas”. Ele relembra que a empresa já foi notificada em função de várias ações consideradas ilegítimas, mas continua incorrendo em atos indevidos. O deputado pede apoio da bancada em Brasília para promover ações junto ao governo federal visando mudar a situação. “Precisamos de uma intervenção urgente em benefício do povo de Rondônia”, finalizou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO