Sessão da Câmara de Vilhena / Foto: arquivo

Na sessão ordinária na noite desta terça-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Vilhena, o Executivo apresentou ofício assinado pelo prefeito Eduardo Japonês (PV) pedindo mais prazo para responder a requerimento protocolado no final do mês passado pelo vereador Subtenente Carlos Suchi (PODE).

O documento pede explicações sobre o destino do equivalente a cinco cargas de bi-trem em madeiras doadas pelo Ibama à secretaria municipal de Educação (Semed) de Vilhena.

O prazo, que estava prestes a vencer, foi esticado para 07 de outubro, mas o autor do requerimento aprovou a prorrogação meio a contragosto.

E, para complicar ainda mais a questão, Suchi aprovou mais um requerimento relacionado ao assunto, desta vez pedindo prestação de contas acerca de uma quantia indeterminada de portas de madeira que também teriam sido doadas pelo órgão federal à Semed.

O caso dos 280m3 de madeiras de espécies variadas doados em fevereiro pelo Ibama tinha dado uma esfriada, mas repercutiu bastante em redes sociais em agosto dada a controvérsia que cerca o assunto. Afinal, a quantidade de material é expressiva, e não se sabe ao certo o que foi feito com o produto.

Em tese, a madeira deveria ter sido usada para reformas e construções em estabelecimentos de ensino da rede municipal, porém há rumores que o produto pode ter sido usado para outros fins ou mesmo desviado.

Em virtude das dúvidas e da ausência de explicações mais detalhadas do Executivo – que antes da apresentação do requerimento havia se limitado apenas a confirmar a doação através do encaminhamento de uma cópia do termo oficial expedido pelo Ibama, sem relatar o destino dos produtos –, o vereador também levou o caso à Polícia Federal, ainda no mês passado (leia AQUI).

Ao comentar na sessão ordinária o pedido de prorrogação, Sushi deixou claro que considera o mesmo estranho, mas concordou em esticar o prazo. Nos bastidores, pessoas questionavam se realmente seria tão difícil assim localizar uma quantidade deste porte de madeira distribuída numa rede de estabelecimentos pouco superior a duas dezenas.

Uma simples vistoria em duas escolas por dia desde a apresentação do requerimento bastaria para levantar os dados requeridos pelo parlamentar dentro do prazo estabelecido anteriormente, mas agora a prefeitura terá mais duas semanas para concluir o trabalho.

Coincidência ou não, na mesma sessão desta terça-feira, o Subtenente Suchi aprovou outro requerimento solicitando explicações e prestação de contas sobre suposta doação de portas de madeira também feitas pelo Ibama ao setor de Educação do Município. É outra situação cercada de rumores e boatos, e coloca mais uma vez sob averiguação gestores municipais.

Além desta ação, o mesmo vereador aprovou mais uma matéria relativa a pedido de explicações, desta vez sobre o leilão de maquinaria realizado meses atrás, solicitando detalhes sobre o montante arrecadado e o destino do dinheiro.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO