Prefeito Eduardo Japonês (PV) / Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) concedeu prazo de 90 dias para que a administração municipal de Vilhena, através do prefeito Eduardo Japonês (PV), efetue levantamento e apresente relatório de todos os órgãos e indiretas vinculados ao Poder Executivo, sobre a existência de cargos comissionados em desvio de função.

Em decisão publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial do TCE, o Conselheiro Paulo Curi Neto destacou a manifestação do Ministério Público de Vilhena (MP), que informou a existência do procedimento investigatório que evidenciaram-se fortes e fundados indícios de que uma servidora comissionada estaria cumprindo, na prática, funções típicas de cargo efetivo, necessitando que tal ato seja extirpado do âmbito da Administração Pública Municipal.

A referida servidora nomeada em 18 de julho de 2018, no cargo de Assessor Especial IV, e exerce atualmente atividades numa escola municipal.

O MP solicitou do TCE empreenda esforços para instar a Administração a sanar a irregularidade noticiada, em conjunto com os demais casos de desvio de função encontrados no município, e que, uma vez esgotadas as tratativas para reparar tais irregularidades, sejam comunicados à Curadoria da Probidade os eventuais casos de desvio de função ainda subsistentes para que, então, medidas judiciais possam ser adotadas, notadamente através da impetração de Mandado de Segurança.

Observação do Conselheiro Paulo Curi, em decisão publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial do TCE / Foto: Extra de Rondônia

“Muito embora a situação veiculada pelo Ministério Público Estadual deva constar no rol das informações que serão apresentadas pelo atual Chefe do Poder Executivo de Vilhena, em atendimento a ordem desta Corte disposta no item mencionado acima, mostra-se relevante considerar que o fato conduzido aos autos pelo MPE merece especial atenção, quando da apresentação das informações contidas na referenciada determinação. Desta forma, o entendimento aplicado será no sentido de determinar ao Poder Executivo em questão a apresentação de informações específicas, além das que já foram determinadas anteriormente, com atenção à situação da servidora em questão”, disse um trecho da decisão do representante do TCE.

Eduardo Japonês foi notificado pelo TCE / Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO