Ação iniciou na sexta-feira 25 / Foto: Divulgação

A prefeitura de Pimenteiras lançou na última sexta-feira 25, a campanha de alerta ao câncer de mama e próstata, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade contou com palestras e vacinações realizadas na área rural do município.

A campanha tem como ideia central o lema: “Têm mais em comum do que você imagina. A luta contra o câncer é uma delas”. Na abertura da ação, realizada na Fazenda Riozinho Brasil Fronteira Linha 11, a enfermeira que estava à frente da equipe destacou a importância da conscientização e prevenção.

“Essa campanha tem mobilizado cada vez mais pessoas, então nosso papel é difundir as informações. Quanto mais informadas sobre a doença, menos medos irão ter para buscar uma avaliação médica”, pontuou a profissional.

Também acompanhou a atividade o prefeito do município, Olvindo Luiz Dondé (PDT), que enfatizou a necessidade de apoiar a campanha. “Cada um de nós tem a responsabilidade de levar informações sobre a prevenção dos dois tipos de câncer. O Estado é apoiador da iniciativa, tem se empenhado na busca pela ampliação de unidades, para dobrar sua capacidade de leitos, para que mais pacientes possam ser assistidos”.

Já a diretora do hospital reforçou os benefícios e compromisso da ação. “A campanha se reveste de suma importância e é abraçada pela atenção básica do município, pois seu objetivo é justamente sensibilizar a sociedade a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças masculinas e femininas, como o câncer de mama e o câncer de próstata, o câncer mais comum entre os homens e mulheres”.

O secretário municipal de saúde Moisés Herrera Penha (PDT) salientou que a campanha tem uma simbologia muito importante. “Temos na nossa região alguns desafios, um deles é levar acesso ao diagnóstico de câncer, pois trata-se de uma região de rios, estradas, onde as distâncias são grandes e as vezes o acesso da população é complicado. Buscamos trazer meios que permitam o diagnóstico, o tratamento e, principalmente, a conscientização das pessoas para um diagnóstico precoce”.

A campanha contou com o apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, o grupo NASF, fisioterapeutas, psicólogas, agente de combate a endemias, farmacêuticos e vacinadora.

Foram realizadas palestras instrutivas / Foto: Divulgação
Vacinação a população da área rural / Foto: Divulgação
Atendimento com aferição de pressão / Foto: Divulgação
Atividades contaram com diversos profissionais / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO