Servidores destacam a utilização de tablets nos atendimentos / Foto: Assessoria

Apenas de janeiro a setembro de 2019, os agentes comunitários de saúde realizaram mais de 100 mil atendimentos em Vilhena, um recorde histórico e acréscimo de 207% em relação ao mesmo período de 2017.

Os dados são do E-SUS, uma plataforma online do Ministério da Saúde onde são lançados todas as visitas realizadas pelas diversas equipes que vão até a casa dos vilhenenses oferecendo atendimento personalizado, orientações e campanhas de prevenção.

“O fortalecimento dos postinhos, dos agentes comunitários e das unidades de apoio é vital para que os vilhenenses tenham mais qualidade de vida, evitando que doenças simples evoluam para casos mais complexos. Já investimos e iremos continuar investindo pesado na melhora da Atenção Básica, que permite que toda a Saúde do município seja mais eficiente, rápida e abrangente”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

Relatórios do E-SUS (em anexo) demonstram o grande crescimento no número de atendimentos realizados pelos agentes comunitários nos últimos três anos.

Considerando o período de janeiro a setembro, as equipes de agentes realizaram 34.157 atendimentos em 2017. Já em 2018 esse número cresceu para 51.528 atendimentos chegando a 105.137 atendimentos em 2019, um aumento de 207% em relação a 2017.

Destaque para os últimos três meses da série, julho, agosto e setembro de 2019, que registraram os maiores números de atendimentos, com 12.944, 15.970 e 18.343 atendimentos pelos agentes comunitários de saúde, respectivamente. Apenas os meses de agosto e setembro de 2019 equivalem a todos os atendimentos realizados em 2017.

O secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, lembra que novos investimentos na Atenção Básica estão em andamento. “Em breve, poderemos abrir dois postinhos totalmente reformados: o Afonso Mansur, através da Unesc, e a Policlínica João Luiz, por meio da Prefeitura. Ambos somam investimento de quase R$ 1 milhão. Considerando que, de janeiro a setembro de 2019 realizamos 226 mil atendimentos nos postinhos atualmente, acreditamos que com mais essas duas importantes unidades reformadas, poderemos bater novos recordes também em 2020”, assegura.

Os dados são do E-SUS, uma plataforma online do Ministério da Saúde onde são lançados todas as visitas / Foto: Assessoria

USO DE TABLETS

Joelza Albuquerque, agente comunitária de saúde em Nova Conquista, revela os benefícios do uso de tablets em suas atividades. “Facilitou demais porque mandamos direto do sistema, não corremos mais o risco de perder arquivos. Foi um incremento maravilhoso para nós agentes. É dignificante trabalhar com o tablet. Aqui em Nova Conquista atendemos 125 famílias, além das linhas. Essa abrangência exige rapidez e esse equipamento nos permite fazer isso com agilidade e qualidade ao mesmo tempo”, finaliza.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO