Pesquisa foi realizada semana passada em Cerejeiras / Foto: Extra de Rondônia

Em sondagem realizada nas áreas urbana e rural do Município, com entrevistas feitas na semana passada, o Instituto Phoenix aferiu a preferência dos eleitores cerejeirense para a sucessão municipal, assim como na disputa pelas vagas da Câmara de Vereadores.

A pesquisa foi contratada pelo site Agência de Multimídia, e ouviu 261 entrevistados.

Na disputa pelo Executivo, o ex-prefeito Kleber Calisto (MDB) liderou com folga, enquanto o líder na corrida ao Legislativo foi Saulo Siqueira (PTB).

Por outro lado, a pesquisa também mediu o grau de aprovação da gestão do governador Marcos Rocha, revelando bastante descontentamento.

POLARIZAÇÃO À PREFEITURA

Começando pelo cenário atual da sucessão ao Executivo, os dados levantados indicam que a disputa tende a ficar polarizada entre a atual prefeita Lisete Marth (PV) e o ex-prefeito Kleber Calisto, caso ambos realmente confirmem candidaturas. No caso específico de Calisto, ainda há que se confirmar se não há impedimento judicial.

Contudo, neste momento, Calisto estaria com vantagem folgada, tendo alcançado 35,1% dos entrevistados que optaram por algum dos nomes apresentados na sondagem. E a prefeita ficou com 21,1%.

Depois deles vem Professor Sapata (PSB), com 16,5%; Kiko do Atacarejo (PDT), com 12,4%; Saulo Siqueira (PTB), com 8,7%; e fechando a lista está Valdir Carlos (PSL), com 5,2%.

LEGISLATIVO

Já na concorrência às vagas da Câmara de Vereadores, apenas três dos possíveis candidatos cujos nomes foram apresentados na sondagem ultrapassam a marca dos 5% da preferência popular.

Os quinze primeiros colocados são, em ordem decrescente, os seguintes: Saulo Siqueira (PTB), 8,2%; Gabriel da Funerária (PV), 6.6%; Vanessa Freitas (PTB), 5,5%; Cleyton Capanema (MDB), 4.9%; Izaias Baldin (PP), 4,3%; Professora Geovana (PV), 3,8%; Marcão da Rádio (MDB), 3,8%; Rubens Nonato (PSB), 3,8%; Elizeu Evangelista (PSB), 3,3%; Chicão do Banco (PDT), 3,3%; Professor Jesus (MDB), 3,3%; Professor Sapata (PSB), 2,8%; Zeca Rolista (PV), 2,8%; Nenzin (PP), 2,8% e Sargento Melki (sem partido), 2,8%.

Os números apresentados correspondem apenas ao percentual de entrevistados que optou por escolher algum entre os nomes constantes na pesquisa.

Quanto a avaliação do governo Marcos Rocha, a maioria dos ouvidos desaprovou a gestão, com 36,01% das respostas sendo cravadas nas opções “sofrível”, “péssimo” e “ruim”. Os que avaliaram a atual administração de Rondônia com os termos “bom” e “ótimo” somaram 27,97 dos entrevistados.

A diferença fica um pouco acima da margem de erro. Já os eleitorado que considera o governo apenas “regular” somaram 23,37%.

Preferência do eleitorado ao Executivo Municipal / Foto: Extra de Rondônia
Preferência do eleitorado à Câmara de Vereadores / Foto: Extra de Rondônia
Análise do eleitorado quanto às atividades do governador Marcos Rocha (PSL) / Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO