Samir Ali visitou a redação do site / Foto: Extra de Rondônia

Na sessão realizada na noite desta terça-feira, 19, pela Câmara de Vereadores de Vilhena, foi aprovado, por unanimidade, requerimento de autoria do vereador Samir Ali (PSDB) exigindo a presença do titular da secretaria municipal de Agricultura (Smagri), Jair Dornelas, para prestar esclarecimentos acerca de supostas situações indevidas que estariam acontecendo no setor.

“São várias as denúncias e a presença do secretário para explicar o que está acontecendo é imprescindível”, disse o autor da iniciativa em pronunciamento na tribuna e reafirmadas em visita à redação do Extra de Rondônia nesta quarta-feira, 20.

Entre os casos que chegaram ao gabinete do vereador e precisam ser averiguados há muita coisa que pode ser considerada grave, e, se confirmadas, devem gerar consequências para a administração municipal.

Existe suspeita de uso indevido de um caminhão da Semagri que – de acordo com denúncia – tem sido regularmente abastecido num posto de combustíveis que não é conveniado com o Município. “Se isso realmente procede, precisamos saber que tipo de serviço está sendo feito, por quem está sendo realizado e qual é a finalidade de tudo isso”, questiona Samir.

Outra situação que o vereador quer plenamente esclarecida é o suposto caso de equipamentos e máquinas sendo operadas por pessoas sem autorização para tanto.

O caso chama atenção até porque já existe precedente na atual gestão da Semagri, que dias atrás se viu envolvida num caso de crime de trânsito quando uma motocicleta da secretaria foi flagrada numa blitz sendo usada por um funcionário não autorizado (Lembre AQUI).

FEIRANTES

Também pesa sobre Jair Dornelas acusações de feirantes que estariam sendo pressionados a cumprir ordens mal explicadas sob pena de perder o direito a concessão de uso de espaço nas feiras livres.

“Chegaram a mim reclamações de que estes trabalhadores estão recebendo pressão para adquirir lonas com logotipo da prefeitura numa gráfica de Cerejeiras ao custo que varia de 700 a mil reais. Tudo muito estranho”, comentou Samir.

Outro fato relacionado aos feirantes seria a obrigatoriedade deles arcar com custo de calçamento em área pública também sob pena de perder o direito de trabalhar nas feiras. “É outra situação que precisa esclarecimento”, analisa.

O vereador também falou a respeito da Feira do Produtor, que anda causando polêmica que considera desnecessária, porém fruto de inabilidade na apresentação da proposta, além de ausência de diálogo.

“Assim como o produtor, o feirante também é um trabalhador que levanta cedo para a labuta, e que contribui para o desenvolvimento do setor produtivo da cidade. Há muitos casos que o próprio produtor também atua como feirante, então a Semagri acabou criando uma situação de confronto entre iguais por tomar uma medida de cima para baixo, sem estabelecer o diálogo, gerando uma controvérsia sem sentido algum”, destacou.

CRÍTICAS DE ASSESSORES DE JAPONÊS

Fechando seu pronunciamento, Samir refutou críticas que vem recebendo da “tropa de choque” virtual do prefeito Eduardo Japonês (PV), sustentada à base de portarias generosas concedidas pelo Chefe do Executivo.

“Nem eu, e nem essa Câmara de Vereadores, somos contra o setor produtivo como andam tentando fazer crer assessores do prefeito, e muito menos estamos contrários a ações do Executivo que visem o fortalecimento do setor. Esta iniciativa tem como fim dar oportunidade do secretário de se manifestar democraticamente acerca das denúncias, assim como prestar contas de suas ações na pasta e até mesmo falar sobre projetos de ação para o próximo ano”, disse Ali.

O site deixa espaço à disposição de Jair Dornelas para eventuais esclarecimentos do caso.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO