Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza consultas / Foto: Divulgação

O INSS dispõe de um serviço onde é possível o contribuinte calcular quanto tempo de contribuição que o segurado já possui e saber se tem direito a aposentaria, bem como, quanto tempo ainda falta para se aposentar.

O contribuinte que desejar obter estas informações poderá contar com o auxílio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade AVEC.

O serviço é gratuito e oferecido a toda comunidade, bastando apenas que o contribuinte compareça a faculdade com os documentos pessoais. Esta e outras informações estão disponíveis no ambiente “Meu INSS”.

A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS e, caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, ele tem a opção de incluir manualmente, para saber se teria direito à aposentadoria.

Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro “indício” do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

Além do tempo de contribuição é possível realizar outras consultas, tais como: extratos de pagamento de benefício, carta de concessão de benefício, agendamento de perícia médica, consulta ao resultado de requerimento/benefício por incapacidade, extrato de empréstimo consignado, emissão de guias de pagamento (GPS) e extrato para imposto de renda (INSS).

O segurado interessado poderá procurar a Faculdade Avec, localizada na Avenida Liliana Gonzaga, 1265, Jardim Eldorado. O atendimento será de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO