Foto: Ilustrativa

Um aplicativo desenvolvido pela Embrapa vai auxiliar produtores de maracujá no diagnóstico e controle das principais pragas e doenças da cultura.

Denominada AgroPragas Maracujá, a inovação foi lançada durante o Semiárido Show e permite comparar fotos das pragas e sintomas das doenças identificadas no campo com as imagens disponíveis no aplicativo.

Outra grande vantagem é que a tecnologia pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão à internet. Basta o usuário baixar o aplicativo no celular ou em outro dispositivo móvel e acessar a tecnologia, que é mais uma solução da Embrapa no âmbito da agricultura digital para atender a demandas do setor produtivo.

O aplicativo se baseia nas informações do Guia de Identificação e Controle de Pragas do Maracujazeiro, publicação lançada em 2017 pela Embrapa na forma de cartilha impressa. No AgroPragas Maracujá, as informações estão apresentadas de maneira mais sucinta, adaptadas ao ambiente virtual.

O guia impresso foi bem recebido por produtores, técnicos e estudantes na época do lançamento, mas a sua utilização no campo era prejudicada, especialmente pela necessidade de imprimir as fotos para compará-las às pragas e doenças encontradas no pomar.

“Muitas vezes, a má qualidade da impressão no papel comum inviabilizava o diagnóstico. Por isso, investimos no desenvolvimento do aplicativo, que permite em tempo real o diagnóstico e controle”, informa a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Cristina de Fátima Machado.

Cristina Machado é responsável por essa atividade que integra o programa de melhoramento genético do maracujazeiro, liderado pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados (DF).
O guia conta com a participação de nove pesquisadores da Embrapa e do professor Quelmo de Novaes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), especialista em viroses do maracujazeiro.
MAIS SOBRE O APLICATIVO

O aplicativo pode ser utilizado em diferentes momentos durante o desenvolvimento das plantas de maracujazeiro em campo. O acesso ao conteúdo é rápido, normalmente feito por meio de consulta ao tópico de interesse. Estão disponíveis no alto da tela fotos de cada uma das pragas e sintomas das doenças descritas na ferramenta — que foram atualizadas em relação ao guia original.

As diferentes telas do AgroPragas Maracujá trazem as informações por categoria: fungos, bactérias, insetos, vírus e nematoides, assim como informações sobre as espécies de insetos ou sintomas (na parte aérea ou subterrânea), os danos que causam, fatores favoráveis à ocorrência do problema e as formas de controle para cada uma das pragas ou doenças.

O fitopatologista Hermes Peixoto destaca a opção que o usuário tem de fotografar a praga ou sintoma da doença na plantação e comparar com as fotos do aplicativo. “Comparando foto com foto, a identificação fica mais fácil”, acrescenta o pesquisador.

O supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Murilo Crespo,  menciona também a opção de buscas textuais. Ao digitar qualquer texto de busca, o aplicativo realiza uma pesquisa avançada no conteúdo da sua base de conhecimento e apresenta os resultados realçados de acordo com a correlação e relevância do texto pesquisado.

“É uma facilidade muito grande para o produtor encontrar diretamente a informação que precisa,” acredita Crespo, que destaca também o recurso “marcar favorito”. Fazendo isso, a praga ou o sintoma selecionado vai para a página inicial do aplicativo. “Se [o problema] for recorrente, o usuário não precisa voltar e procurar. Já fica em destaque logo na abertura do aplicativo”, diz Crespo.

VANTAGENS

Outra vantagem salientada por Peixoto é a existência do link embaixo de cada tela para o Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit), banco de informações sobre os produtos agroquímicos e afins registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A Embrapa não indica defensivos. O que fizemos no aplicativo foi incluir o link para o Agrofit, no qual o usuário tem acesso a todos os produtos registrados no Mapa para o controle daquela determinada praga ou doença, com nome técnico, modo de aplicação, dosagens, informações do fabricante, além de fotos da praga ou sintomas da doença,” detalha.

Já quem busca informações sobre como produzir maracujá sem aplicação de defensivos químicos encontra também, no fim de cada página, o link de acesso para o Sistema de Produção Orgânico do Maracujazeiro, o primeiro do País, lançado recentemente pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O site traz informações desde o preparo do solo, manejo integrado de pragas e doenças, plantio, tratos culturais e manejo de irrigação, até colheita, mercado e comercialização. “Esse conjunto de informações reunidas em um só local, em uma linguagem acessível e na palma da mão, torna essa ferramenta muito útil e atraente”, avalia Crespo.

Há também no aplicativo um link com informações sobre o sistema de produção convencional.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO