Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

O ano de 2019 está terminando. Foi um ano de aprendizado, realizações, conquistas como também de alguns erros.

Gostaria de compartilhar consigo algumas experiências profissionais:

1.-Depois de análises e avaliações, aquele empresário decidiu contratar uma Auditoria Externa, em 2020, para certificar suas demonstrações financeiras. Todos sabemos que um trabalho destes não é barato. A credibilidade e o respeito a serem obtidos do mercado, com um laudo daqueles auditores, excederá em muito ao custo incorrido.

2.-Três de nossas empresas de médio porte (indústria, comércio e serviços) aumentaram suas vendas mensais na ordem de 20 a 30% sobre o ano anterior. Uma delas, chegou a 50%. Todas elas, sem contratação de pessoal e sem novos investimentos. Isso evidencia que a eficiência operacional tem o poder de impactar vendas e lucros, produzindo resultados expressivos e rápidos.

3.-Foi desenvolvido um projeto no montante de R$ 60 milhões, com aumento de vendas de 30%, sem o envolvimento de recursos próprios. E ao final de cinco anos, a totalidade do investimento retornaria à empresa, sem ônus financeiro algum.

4.-Uma empresa do Grupo era a mais lucrativa de todas. Foi recomendada a duplicação imediata de suas operações. Isso vai ser parcialmente implementado no ano de 2020, motivado por alguns receios quanto à evolução do mercado.

5.-Há um projeto de Parceria em andamento, para implantação em 2020, com ótimas perspectivas. Em Maio fui presenteado com três livros (administração empresarial), porque minha filha estava segura de que tais livros me fariam um profissional melhor preparado.

Cada um de nós tem – com certeza – algo de útil, interessante e oportuno a compartilhar. Creio que nenhum de nós tem o direito de encerrar um ano de vida profissional, sem fazer um balanço destes. Esta avaliação permite, por um lado, identificar acertos e erros e por outro lado, nos aprimorar e impulsionar rumo a novos negócios.

O legislador obrigou todas as empresas, de qualquer ramo e porte, a efetuá-los, ano após ano. Não podemos subestimar o impacto de um balanço criterioso e independente. Não permita que a negligência ou medo o impeçam de ser competitivo.

Como diz o dito popular: “ O melhor de tudo ainda está por vir! ”  Porque creio nisso convido nossos empresários, administradores e gerentes a abraçar esta ideia. Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a Você e sua valorosa Empresa!

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO