Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Acompanhando a evolução mensal da carga tributária, observamos que o desembolso com um dos impostos começou repentinamente a crescer, tanto em valor absoluto quanto em percentual da receita. Interessante ressaltar que o problema foi detectado pelo relatório do fluxo de caixa.

Então fomos investigar os dados do último semestre. Eram duas empresas, de médio porte, cujo faturamento conjunto se mantinha razoavelmente estável, enquanto o valor do imposto começou a crescer além da evolução das vendas.

Convocamos uma reunião com o contador para discutir o assunto. Era importante saber se havia ou não uma explicação para o ocorrido e, adicionalmente, qual o procedimento de outras empresas nessas circunstâncias. Também procuramos sensibilizá-lo para o nosso problema; mas sendo um escritório contábil, com diversos clientes, era natural que suas prioridades fossem outras e distintas da nossa.

A diretoria concluiu que precisava agir e com rapidez. Decidimos redistribuir o faturamento das duas empresas, sob novos critérios, maximizando os fatores internos na expectativa de trazer o imposto para um patamar inferior. Faremos isso por um mês, experimentalmente, e então faremos nova avaliação.

Administrar um negócio é uma tarefa desafiante (porque exige sabedoria e criatividade, ação rápida e apropriada em todas as áreas da firma) e gratificante (porque na medida em que aprendemos a resolver os problemas, aumentamos os ganhos operacionais). Erramos se não identificamos e logo os problemas empresariais; erramos se optamos por soluções impróprias; erramos se demoramos em resolver os problemas significativos; erramos se não aprendermos com a experiência alheia.

Na atividade econômica é assim mesmo: Cada organização tem que identificar a origem de suas dificuldades operacionais; tem que procurar descobrir duas ou três opções de solução para cada problema existente; tem que decidir-se pela melhor e mais oportuna opção.

É assim na sua empresa? Você está atento ao surgimento dos problemas operacionais? Consegue criar opções efetivas de resposta? É rápido na implementação e controle da opção escolhida?

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO