André Oliveira, diretor técnico e vice-diretor clínico do HR / Foto: Divulgação

Neste sábado, 15, a direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV) informou um caso confirmado e outro dois suspeitos de meningite em crianças do município.

Os profissionais do hospital já trataram os três, inclusive aqueles que tiveram contato com eles, administrando a medicação necessária capaz de impedir os infectados de transmitir ou desenvolver a doença. Mesmo assim, alguns cuidados importantes são necessários.

De acordo com o diretor técnico e vice-diretor clínico do HRV, André Oliveira, crianças espirrando, tossindo ou com conjuntivite devem evitar escolas, creches e locais de aglomeração nos próximos dias como medida de segurança.

“Os pais devem levar seus filhos com sintomas de gripe para os postos de saúde a fim de realizar exames. A rede de Atenção Básica está preparada com médicos capacitados para o caso”, explica.

ALIUNO INDÍGENA

O caso confirmado é de um aluno indígena da zona rural de Vilhena, morador de aldeia que fica a 23 quilômetros do Centro da cidade.

O diagnóstico do pequeno foi feito na sexta-feira, 14. Na mesma tribo há outro caso suspeito, que ainda é avaliado pelo hospital neste sábado.

O outro caso suspeito é de aluno da rede particular de ensino da zona urbana. O exame final deste último deve estar disponível nesta segunda-feira, 17.

Todos que entraram em contato ou estiveram próximas das três crianças receberam medicação preventiva, que impede que a pessoa infectada transmita ou desenvolva a doença.

Inclusive, neste sábado, Dia D de Vacinação em todos os postos de saúde, a rede de atenção básica orientou famílias e aplicou vacinas contra a meningite tipo C, a mais comum no Brasil.

LIMITAÇÃO NO HOSPITAL

“A partir deste dia 15 até quando julgarmos necessário, por medidas de segurança, reduzimos a quantidade de visitantes para apenas um por paciente por vez. Isso evita que a circulação de pessoas no hospital aumente o risco de novas transmissões”, explica Faiçal Akkari, diretor geral do HRV.

A DOENÇA

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço.

Muitas vezes há outros sintomas, como mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), estado mental alterado (confusão).  A maioria dos casos evoluem para cura. No entanto, é necessário assistência médica na vigência dos sintomas.

>>> CONFIRA A ALERTA DO MÉDICO ANDRÉ OLIVEIRA:

https://

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO