Foto: Ilustrativa

A colheita de soja da safra 2019/2020, atinge 74,4% da área estimada, conforme o levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado. Esse total representa um avanço de seis pontos percentuais na comparação com a semana anterior (68,4% da área), mas um atraso em relação ao ano passado.

Os trabalhos estão levemente atrasados em relação ao ano passado, quando a indicação era de colheita de 75,5%, mas adiantados na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 72,1%.

QUEM MAIS AVANÇOU

O Rio Grande do Sul foi o que registrou a maior aceleração de uma semana para outra, avançando 21 pontos percentuais. Ou seja, saiu de 19% no dia 23 de março, para 40% esta semana. O ritmo atual também é bem mais rápido que o ano passado (33%) e a média para o período (23%).

Na sequência aparece outros estado do Sul do país. Em Santa Catarina, a colheita que estava em 41% na semana do dia 23, agora está em 60%, ou seja, 19 pontos percentuais em uma semana. Com isso, o ritmo de trabalho dos catarinenses agora se encontra à frente da média histórica (30%) e do colhido no ano passado (26%).

Quem fecha a lista dos maiores avanços em uma semana é São Paulo, com 15 pontos percentuais de uma semana para outra. Na semana passada o estado havia recolhido 75% das áreas e nesta semana saltou para 90%.

QUEM MENOS AVANÇOU

Talvez por já ter colhido quase tudo, Mato Grosso computou o menor avanço entre os estados, passando ficando estável em 99% esta semana.

QUEM AINDA ESTA ATRASADO NA COLHEITA

Entre os 9 estados acompanhados pela consultoria Safras, apenas três estão atrasados se comparados ao mesmo período do ano passado, ou da média histórica: Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO