Reunião aconteceu no domingo / Foto: Divulgação

Na tarde do domingo, 29, uma reunião entre a prefeita Glaucione Rodrigues, a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic), Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com a participação do deputado Cirone Deiró analisou os reflexos das medidas adotadas no município para a contenção e enfrentamento do novo coronavírus.

A prefeita Glaucione reconheceu o empenho e compromisso dos empresários de todos os ramos de atividade que acataram integralmente as recomendações estabelecida em decreto para o fechamento das empresas no sentido de que fosse cumprido o isolamento social dos cacoalenses.

Na avaliação do deputado Cirone Deiró, o êxito das medidas adotadas nesse primeiro momento demonstra o compromisso do segmento empresarial e industrial no enfrentamento do novo coronavírus. O parlamentar defendeu uma nova repactuação entre a prefeitura e o setor empresarial no sentido de flexibilizar o decreto municipal e permitir a reabertura do comércio e das indústrias locais.

“Tenho conversado com representantes de vários segmentos e todos são unânimes em que devemos encontrar o ponto de equilíbrio entre a proteção das pessoas, manutenção dos empregos e a retomada da atividade econômica local”, afirmou.

O presidente da Acic, Ezequias Braz Neto agradeceu a prefeita Glaucione e o deputado Cirone pela iniciativa de ouvir o setor empresarial para juntos discutir as medidas necessárias a retomada da normalidade das atividades econômicas no município.

Segundo ele, os empresários estão conscientes de que as medidas para o enfrentamento do novo coronavírus passam a partir de agora, a fazer parte da rotina das empresas. “Nosso compromisso continua sendo o bem estar da coletividade, por isso, reconhecemos que a reabertura do comércio deverá observar as orientações das autoridades de saúde e aquilo que for determinado pela prefeitura”, reconheceu.

Diante das considerações apresentadas pelos empresários, a prefeita Glaucione Rodrigues assumiu o compromisso de elaborar um novo decreto que flexibilize o funcionamento do comércio local.

Glaucione adiantou que o novo decreto levara em consideração as orientações das autoridades de saúde em relação a proteção das pessoas. A prefeita pontuou também que constará do novo decreto a obrigatoriedade do uso de máscara, a disponibilidade de álcool gel, tanto para funcionários, quanto para clientes. Além da realização periódica nas empresas da desinfeção feita com hipoclorito de sódio.

Em relação aos clientes, a administradora destacou será de responsabilidade dos empresários informá-los sobre a necessidade de evitar aglomeração e manter um distanciamento seguro.

Glaucione conclamou também os empresários a se unirem aos esforços da prefeitura para conscientizar a população por meio da imprensa, informativos impressos e som ambiente das empresas sobre a necessidade de redobrar os cuidados com a higiene, além de evitar que idosos e crianças saiam as ruas sem necessidade.

“Os riscos que o novo coronavírus trouxe exigem um esforço coletivo para a mudança de hábitos da população e a devida proteção da saúde de todos. Esse dever é o nosso compromisso”, assegurou a prefeita, ao informar que até a próxima quarta-feira, a assessoria jurídica deverá concluir a redação do decreto que flexibiliza o funcionamento do comércio local.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO