Ifro Vilhena / Foto: Divulgação

Visando contribuir com a garantia da saúde de mais de uma centena de pacientes do Instituto do Rim de Rondônia (IRR), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Vilhena, assinou, no dia 16 de abril, termo de cooperação técnica com a instituição para confeccionar e fornecer peças de reposição para equipamentos de diálise, equipamentos de proteção individual aos profissionais da unidade de saúde, assim como softwares que podem contribuir com um melhor atendimento dos pacientes.

A demanda surgiu da necessidade que o Instituto do Rim tem por peças de reposição para equipamentos de diálise, muitos dos quais são difíceis de encontrar, e, quando encontrados, demoram muito tempo até serem entregues, gerando prejuízos ao atendimento dos pacientes de todo o Cone Sul de Rondônia e de parte do Mato Grosso que dependem dos equipamentos para ter saúde. 

Emerson Amaral, médico responsável pelo IRR, comentou que a parceria é importante para garantir o bem-estar dos pacientes e dos profissionais de saúde. “Desta parceria surgirão grandes produtos, desde EPIs até itens específicos para uso na diálise em si”, destacou. 

Para a confecção de peças para uso na diálise, o professor Roberto Simplício, um dos responsáveis pela iniciativa, explicou que primeiramente será preciso medir a peça de base, criar os modelos gráficos, imprimir em impressora 3D os protótipos, que serão testados e, caso não se ajustem ao equipamento, o processo se reinicia até que a peça produzida seja exatamente idêntica à original. 

O diretor-geral do campus, Aremilson Oliveira, comentou que colaborar com a área da saúde é desafiador “[…] porque não temos cursos com este perfil. Por isso o desenvolvimento de produtos nesta linha nos oportuniza vários novos horizontes, além dos que já estamos habituados. Inicialmente estamos colaborando através da informática, que permeia todas as áreas, mas futuramente poderemos encontrar caminhos para que os outros cursos que ofertamos também possam desenvolver projetos com esta finalidade”.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO