Unisp Vilhena/Foto: Extra de Rondônia

Na intenção de reduzir o número de pessoas nas delegacias de Rondônia e evitar aglomerações e o risco de contaminação neste período de pandemia, a Polícia Civil (PC) do Estado orienta a população sobre o serviço de atendimento disponível e autoexplicativo: a Delegacia Virtual.

Apesar de passar por desinfecção e estar registrando todas as ocorrências que chegam, a delegada da Polícia Civil e diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Rosilei Lima, explica que o deslocamento dos cidadãos até o local já é uma exposição.

“A presença das pessoas nas delegacias é um risco, tanto para elas quanto para os policiais, embora estejamos tomando todas as medidas de prevenção, como a desinfecção, instalação de divisórias de acrílico e do túnel na Central de Polícia, além de uma série de outras providências”.

O serviço é gratuito e um dos mais modernos em sistemas de ocorrências policiais, podendo ser utilizado por cidadãos maiores de 18 anos, do ambiente residencial ou qualquer lugar em que haja sinal de internet disponível. Ocorrências como comunicação de algum fato delituoso ou não, a exemplo de extravio ou perda de documentos e objetos. Furtos ou roubos considerados de simples agravo (que não haja lesão corporal) ou quando o prejuízo da vítima é considerado mínimo.

Para registrar a ocorrência pela Delegacia Virtual, o próprio website dá instruções de como gerar o boletim eletrônico, clicando na opção “registrar nova ocorrência” e preenchendo todos os dados descritos nos campos do registro. Logo após a conclusão, o boletim pode ser validado e posteriormente impresso. As ocorrências registradas passam pelas equipes policias de plantão e são encaminhadas para despacho do delegado de serviço.

Vale destacar que o registro de ocorrência virtual não é destinado às denúncias ou atendimentos de emergência no local do fato. Para atendimento de emergência, o cidadão deve ligar para o 190 da Polícia Militar. Para apuração de denúncias, ligar para o 197 ou telefone/WhatsApp (69) 98439-0102 da Polícia Civil.

A ferramenta funciona 24 horas por dia e o endereço on-line é delegacialvirtual.pc.ro.gov.br, onde também é possível acompanhar o andamento da ocorrência na página policial.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO