Cidade de Cerejeiras / Foto: Divulgação

A prefeitura de Cerejeiras estaria sendo alvo de fake news.

Um gráfico, com as logomarcas oficiais da prefeitura,  Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância epidemiológica, circulou apontando um caso confirmado de coronavírus em Cerejeiras.

O gráfico que tem por horário 14h desta quinta-feira, 28, aponta, ainda, 01 óbito, 02 casos suspeitos e 02 descartados. Os dados divulgados na cidade, além do silêncio das autoridades locais, geraram pânico na população.

Em 22 de maio, um caso de paciente de Cerejeiras, que morreu em Porto Velho, alertou as autoridades, que, numa “nota explicativa” confusa, confirmaram o primeiro caso de covid-19, mas há relatos que a paciente faleceu de câncer em Porto Velho (leia mais AQUI).

À imprensa local, contudo, o secretário municipal de saúde, Ederson Lopes, garantiu se tratar de fake news e solicitou à população para não compartilhar as informações, já que “não é hora de fazer terror e plantar mentiras”.

Porém, suspeita-se de que o fake news foi disseminado por pessoas ligadas à própria administração municipal.

Secretário informou que irá emitir nota técnica sobre o caso / Foto: Divulgação

Na manhã de hoje, o Extra de Rondônia enviou mensagem ao secretário, mas ele só informou que “irá emitir nota técnica”. O site aguardou, mas não recebeu a nota até a tarde.

Por outro lado, a prefeitura enfrenta um sério problema que se arrasta desde que a professora Lisete Marth assumiu a gestão municipal: falta de canais de comunicação com a população.

E a situação piorou desde que iniciaram as ações de combate à covid-19, já que a prefeitura não tem um canal de contato direto com a comunidade e nem com a imprensa para tirar essas dúvidas.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO