Ifro em RO / Foto: Divulgação

No próximo dia 21 de junho encerram as inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Há 4.440 vagas para cursos superiores, de tecnologia em gestão comercial e tecnologia em gestão pública, e para o curso técnico subsequente ao ensino médio em administração.

O campus Porto Velho Zona Norte oferta as vagas no processo seletivo via Educação a Distância (EaD), distribuídas em oito campi do IFRO e nos polos de EaD.

Para os cursos regulares do processo seletivo deste segundo semestre, é necessário ter concluído o ensino médio. Na graduação, pode ser utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 até a edição mais recente. Para o curso técnico, os resultados a serem apresentados são notas do próprio ensino médio.

As inscrições, as matrículas e os cursos são totalmente gratuitos. É necessário que o candidato leia todo o edital e o manual do candidato. O candidato poderá corrigir os dados de sua inscrição e confirmá-la até o final do período de inscrição, 21 de junho. A divulgação da classificação e a publicação do resultado preliminar ocorrerão no dia 25 de junho.

O início das aulas acontecerá a partir do segundo semestre letivo deste ano, observando o calendário acadêmico de cada unidade. O IFRO, devido à pandemia do coronavírus, está replanejando seu calendário acadêmico e em breve divulgará a data oficial para o início das atividades.

Os cursos destinam vagas para ampla concorrência e Pessoas com Deficiência (PcD), bem como, conforme a legislação, reserva vagas ao sistema de ações afirmativas/cotas sociais, sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino médio na rede pública de ensino. Há ainda reserva de vagas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e para as cotas de pretos, pardos, indígenas e PcDs.

GRADUAÇÃO

O processo seletivo para os cursos de graduação EaD possui 2.280 vagas, distribuídas em oito campi do IFRO, 43 polos no Estado de Rondônia e dois na Paraíba.

As vagas são para os campi do IFRO em Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena. E nos polos de EaD em Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão  do Oeste, Extrema, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Orgulho do Madeira, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Porto Velho Zona Leste, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso. Além dos polos Olho d’Água e Mari (PB).

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

As vagas são para o curso técnico em administração subsequente ao ensino médio, distribuídas em sete campi do IFRO, 36 polos no Estado de Rondônia e mais dois na Paraíba.

A seleção para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio será realizada em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, matemática, química, física, biologia, história e geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

As vagas são para os campi do IFRO em Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. E nos polos de EaD em Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho  do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto  do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia  do Oeste, São Felipe  do Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso. Além dos polos Olho d’Água e Mari (PB).

Banner oficial / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO