Estamos em guerra 728×90

 

Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Acervo Extra de Rondônia

Qual a avaliação que você faz de seus principais relatórios gerenciais? Você tem algum relatório não confiável? É frequente, na sua empresa, a necessidade levantar certos dados devido à inexistência de um relatório específico? Eles cobrem todas as áreas da empresa? Quantos, de seus relatórios, são efetivamente essenciais na tomada de decisões?

Uma de nossas empresas médias, que vem passando por uma diversificação de produtos e um crescimento expressivo dos negócios, resolveu fazer uma avaliação de seus principais relatórios gerenciais. O objetivo é que eles retratem, de forma eficaz e adequada, a evolução dos principais indicadores econômicos e financeiros.

A experiência tem demonstrado que a maioria das pessoas e áreas tem autonomia para criar e manter relatórios internos; determinar sua periodicidade; e inclusive arquivá-los segundo seu entendimento pessoal.

Há informações confidenciais que precisam ser mantidas com discrição, e que podem ter um mau uso fora da empresa. Por esses e outros motivos deve se ter certo cuidado com o assunto.

Relatórios são instrumentos importantes para o gerenciamento empresarial. Eles precisam ser preparados com cuidado e acura cidade. Eles também precisam ser interpretados corretamente. Informações errôneas e/ou desatualizadas podem levar a decisões equivocadas.

Eles se tornam mais úteis e eficazes, quando comparam os números atuais com o planejamento operacional existente. Nem todas as firmas procedem dessa maneira. Relatórios concisos e autoexplicativos, enfatizando as informações relevantes de cada setor, deveriam ser a tônica.

Sempre que possível, a informação gerada deve ser comparada com dados anteriores. Também é recomendável mencionar as diferenças percentuais ocorridas entre eles, a fim de que o leitor já visualize e conclua sua avaliação.

Relatórios costumam ser educativos e muitas vezes refletem o que está se passando no mercado.

Eles também podem identificar que na empresa, certas áreas estão agindo de forma pouco eficiente, ou fora dos parâmetros. Atente bem para isso. Relatórios são formas indiretas de evidenciar a performance das pessoas e dos departamentos da firma.

Por vezes uma luz de alerta ou de perigo é acesa, quando se lê atentamente um relatório. Espero que na sua empresa você disponha do que de melhor existe para alavancar seus negócios. Os investidores agradecem. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

Estamos em guerra 468×60

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO