A Polícia Ambiental flagrou uma máquina da prefeitura de Vilhena, mais precisamente da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), construindo tanques de peixe numa área sem licença ambiental.

O fato aconteceu na Linha 135, foi registrado na polícia na tarde desta quarta-feira, 15, tendo como natureza “destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente (consumado) / fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluídos”.

Conforme registrado no Boletim de Ocorrência (BO), uma equipe da Polícia Ambiental, quando em patrulhamento na linha 135, entrando na linha Carevel, localizou na chácara “Deus me deu”, no lote 80, uma máquina tipo escavadeira hidráulica (PC) de propriedade da Semagri, haviam construídos no local dois tanques para psicultura.

Narra o BO que, em ato contínuo, a fiscalização detectou que o local sofreu dano ambiental por se localizar às margens do rio Piracolino. O proprietário realizou um bosqueamento na mata ciliar e estaria colocando pneus de contenção na margem do rio e espalhando areia com o intuito de construir uma área de lazer.

A polícia solicitou ao proprietário as devidas licenças ambientais que justifiquem as obras, quando este entrou em contato com uma engenheira e que a mesma tinha as licenças ambientais adquiridas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

O Boletim informa que o operador da máquina disse que fez a obra por ordem do secretário Jair Dornellas, através do programa “Porteira Adentro”.

Intimado a comparecer no quartel, o proprietário apresentou o contrato de compra e venda da área e documentos pessoais, mas admitiu que no dia da fiscalização não possuía qualquer licença ambiental para as obras.

Disse que havia protocolado projeto junto à SEMMA, porém os técnicos da secretaria não haviam realizado vistoria no local e, portanto, não foram emitidas as devidas licenças ambientais. Diante dos fatos, os policiais lavraram auto de infração.

A reportagem do Extra de Rondônia enviou mensagem ao whatsApp do secretário, mas este não respondeu. O site deixa espaço para eventuais manifestações dos envolvidos.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO