Foto: Ilustrativa

Em alinhamento ao governo federal, na troca de informações com o Estado de Israel para o desenvolvimento regional, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, apresentou na embaixada israelense, ações que vêm sendo instituídas no Estado de Rondônia para fortalecer os setores de agricultura, educação, saúde, segurança pública, entre outros.

Com foco na inovação, o governador ressaltou a importância da promulgação da Lei nº 4.836, no dia 21 de agosto, que institui a Rede Estadual de Incubadoras de Empresas (REI-Rondônia). Governador explicou que a legislação objetiva apoiar, fortalecer e estimular a implantação de empreendimentos voltados à inovação e tecnologia no Estado de Rondônia. “Meu sonho é ver um Estado tecnológico, mudar paradigmas e ver o desenvolvimento fluir embasado em inovação”, disse.

O embaixador de Israel, Yossi Shelley conheceu, durante a reunião a Hub/RO, que é a primeira incubadora de empresas do Governo de Rondônia. “A Hub de Rondônia nasce com a missão de incentivar o empreendedorismo e a incubação de empresas voltadas à tecnologia”, explicou Rocha.

Shelley afirmou que Israel tem abordado a inovação como prática de desenvolvimento e citou casos, principalmente voltados à conservação do meio ambiente nas políticas públicas. Com poucos recursos hídricos, o embaixador falou sobre as metas israelenses de economia, captação e tratamento da água.

Um projeto de inovação da gestão israelense, que tem atuação conjunta da ministra de Proteção Ambiental, Gila Gamliel, e o ministro para Empoderamento e Avanço da Comunidade, Orly Levi-Abekasis, promoverá planos para a agricultura urbana em Israel. A ação deu-se por conta do Laboratório de Ideias do país analisar cerca de 700 sugestões populares, inovadoras para o período de pandemia. O plano de agricultura urbana foi acolhido pelo governo israelense e será imediatamente iniciado com investimentos do ministério.

As potencialidades rondonienses, principalmente voltadas ao agronegócio, foram explanadas na reunião. “Rondônia apresenta muitas oportunidades ao mercado israelense, bem como o conhecimento deste país pode servir para nosso Estado”, acrescentou Marcos Rocha. Na oportunidade, o governador encaminhou um termo de cooperação entre Israel e Rondônia para aprofundarem os conhecimentos em pesquisa, inovação e tecnologia. Ele convidou o embaixador para duas visitas ao Estado: a primeira antes da próxima Rondônia Rural Show, para conhecer melhor o potencial turístico e econômico local. “A segunda visita do senhor é fundamental que seja durante a próxima Rondônia Rural Show. Eu trarei pessoalmente o convite para este, que é um dos maiores eventos agropecuários do Brasil”, explicou o governador.

Dentre as homenagens que o governador Marcos Rocha inferiu ao país semita foi enviado o livro A Conquista de Rondônia, que conta a saga de Marechal Rondon pela região. “Sou um entusiasta pela história da formação de estados e países e este livro certamente será uma fonte de conhecimento tremenda”, pontuou o embaixador.

Ainda durante o encontro, o embaixador efetuou uma videochamada com o presidente Jair Messias Bolsonaro e informou o quanto foi importante a ida do coronel Marcos Rocha à embaixada. “Presidente, peço que apoie o governador nestes pedidos para Rondônia”, concluiu Yossi Shelley.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO