Salatiel Rodrigues / Foto: Extra de Rondônia

Na manhã desta quinta-feira 03, visitou a redação do Extra de Rondônia, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO) e Serviço Nacional de Aprendizagem de cooperativismo no Estado de Rondônia (SESCOOP/RO) Salatiel Rodrigues para falar sobre os protocolos de segurança e ações desenvolvidas durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o presidente, um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, ou seja cabe a elas cumprir seu papel social, sendo sua principal diferença entre os bancos tradicionais. “Estamos sempre em busca de melhorias sociais, mesmo quem não é sócio é beneficiado”.

Com isso, todo o sistema tem adotado diversas ações com intuito de contribuir para o controle do vírus com entrega de máscaras em feiras livres, hospitais, além de doação de cestas básicas, respiradores e máscaras cirúrgicas para as cidades que fazem parte.

Segundo Salatiel, outro destaque como compromisso social, é que em Vilhena a Credisul iniciou a construção de um hospital para suprir as demandas da cidade e região. “As cooperativas estão dando um grande exemplo em tempos de pandemia”.

Sobre as medidas adotadas, o presidente explica que a filosofia do sistema de cooperativas é o de tratamento precoce, pois acreditam que assim salvam vidas, por isso adotaram reuniões online, lives informativas e atendimento presencial apenas para quem não faz parte do grupo de risco, além de afastar os colaboradores em casos de suspeitas e aderirem ao trabalho em home office.

Visando ajudar a manter a economia as cooperativas tem oferecido sistemas de créditos mais acessíveis, com juros baixos e em parceria com o governo federal. ”As cooperativas serão as protagonistas da retomada da economia. Rondônia não parou sua produção, bateremos recordes na produção de grãos e bovinocultura”.

O presidente finaliza enaltecendo que Rondônia é o único Estado que possui cooperativas nos 52 municípios e em seus distritos, já passando de 200 mil associados, com seis segmentos de cooperativas de crédito, sendo eles Sicoob Norte, Sicoob Fronteiras, Sicoob UniRondônia, Credisis, Cresol, Sicredi e outros ramos.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO