Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Eram 10:00 horas da manhã do dia 01.09.20 quando a reunião foi iniciada. O objetivo era avaliar os resultados da firma e o desempenho da administração, durante o mês de Agosto, em relação ao nosso planejamento e ao mês anterior. É assim que é feito mensalmente na sua empresa?

A produção física estava em ordem, tendo atingido o volume planejado. É bem verdade que tivemos de fazer horas extras num dos sábados. Entretanto, as rejeições estavam crescendo de forma preocupante (logo após o término da reunião um dos diretores foi direto ao pátio ver o que estava acontecendo, algumas ações rápidas foram tomadas, tudo isso em poucos minutos. Os relatórios diários subsequentes já demonstraram melhoras substanciais no índice de produtos rejeitados).

A avaliação das despesas demonstrou que haviam crescido muito em relação ao mês anterior e ao budget. Pesquisamos a respeito e identificamos que a compra de painéis solares mais a rescisão contratual de um gerente explicavam o ocorrido, sem maiores danos à rentabilidade.

A evolução do saldo bancário do mês, como de costume, incorpora o lucro contábil obtido no período. A bem da verdade, as disponibilidades ficaram ligeiramente abaixo da minha estimativa pessoal, o que foi motivado por alguns pagamentos antecipados a fornecedores.

As vendas ficaram um pouco abaixo do orçamento, devido ao fato que alguns clientes não retiraram as mercadorias dentro do mês. Por esse motivo, as não vendas provocaram uma involuntária elevação do estoque de produtos acabados.

Afinal, o que esta empresa tem de diferente? O que mais chamou sua atenção? Você diria que esta empresa está ou não sendo bem administrada e por quê? A experiência tem demonstrado que a maioria das organizações leva alguns dias para fazer o fechamento mensal de suas operações. Gasta-se tempo fazendo o fechamento da produção; a integração dos estoques com o setor fabril; a preparação do fluxo de caixa; a reconciliação do contas a receber e a pagar etc.

Na empresa acima, o fechamento mensal estava pronto, logo cedo, no início do primeiro dia útil do mês seguinte. Isso é uma constante e não exceção; aconteceu nesta cidade, neste mês de Setembro/20. Como os relatórios são confiáveis, pode-se fazer uma adequada avaliação profissional. Dois diretores participaram da reunião, a qual terminou em 30 minutos.

Compartilho esta experiência com nossos empresários e administradores porque ela é incomum. Às vezes na nossa comunidade existem certos ‘cases’ dignos de serem registrados, observados e seguidos. É gratificante e estimulante ver juntos trabalho profissional e fé em Deus!

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO