Exercício de fisioterapia / Foto: ilustrativa

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) da 18ª região que abrange Rondônia denunciou ao Ministério Publico Federal (MPF), exercício ilegal da profissão de fisioterapeuta no município de Vilhena.

De acordo com a denúncia, profissionais estariam sem certificado regular para atendimento.

“Estamos desenvolvendo ações no sentido de coibir estas práticas. O paciente precisa verificar se o profissional é realmente um fisioterapeuta em situação regular perante aos órgãos de registro de fisioterapia”, afirmou Yargo Machado, conselheiro federal da área.

O presidente do Crefito, Rodrigo Moreira Campos, informou que é importante que o cidadão saiba identificar o profissional, pesquisar sobre sua regularidade até para a própria segurança. “O paciente não pode correr risco de ser lesionado. A fisioterapia age justamente nisso. E o profissional precisa estar dentro das exigências para atender”, afirmou.

O MPF é o órgão fiscalizador responsável pelo assunto. Agora seguem investigações e demais trâmites jurídicos para apuração de tais irregularidades. Ainda assim, o Conselho orienta os pacientes a verificarem com antecedência se o profissional que irá atendê-lo está devidamente registrado como fisioterapeuta.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO