Adailton “Fúria”, Glaucione Rodrigues, Alex Costa e Jabá Moreira na corrida eleitoral em Cacoal / Foto: Extra de Rondônia

As convenções das diversas siglas partidárias regularizadas na justiça eleitoral aptas a disputar as eleições municipais homologou quatro candidaturas na disputa pela prefeitura de Cacoal.

O MDB lançou a candidatura da atual prefeita, Glaucione Rodrigues, à reeleição, tendo o ex-vereador Rafael Evangelista como vice (leia AQUI).

O PROS lançou o nome do atual vereador Jabá Moreira, tendo como vice Viviane, esposa do ex-deputado estadual Valdivino “Tucura” (leia AQUI).

O Democracia Cristã escolheu o professor Alex Costa, tendo a enfermeira aposentada Regina Paixão como vice (leia AQUI).

E o PSD optou por homologar o nome de Adailton “Fúria”, que tem o empresário Cássio Gois, com vice, para mais uma vez disputar o cargo de prefeito (leia AQUI).

O que o eleitor vai conhecer, nesta reportagem do Extra de Rondônia, é um pouco da história, atuação e perfil de cada um dos quatro candidatos. Alguns deles tem um perfil mais moderado, o que se pode chamar em política como alinhamento ao centro ideológico; outros são mais aliados à direita e temos também casos de um candidato que ora se mostra alinhado ideologicamente com a esquerda e em outras ocasiões assume o papel de direitista.

Por fim, temos ainda um dos candidatos que se declara totalmente alinhado com a direita e com o movimento conservador.

Abaixo, a disposição das avaliações dos candidatos, será definida pela ordem de seus nomes frente ao abecedário, observando a sequência primeiro do nome, segundo do primeiro sobrenome e por última, da terceira parte do sobrenome de batismo e não como é conhecido politicamente pelos eleitores.

 

ADAILTON “FÚRIA”

Cássio Gois e Adailton “Fúria” / Foto: Divulgação

O candidato homologado pelo PSD, Adailton Ferreira Antunes, popular “Fúria”, nasceu em Cacoal em 24 de setembro de 1986. Tem o apelido de Fúria em razão do empreendimento que iniciou em 2008, como promotor de Eventos. É formado em direito pela UNESC. Ingressou na vida pública nas eleições municipais em 2012 ao ser eleito vereador com 1.237 votos em sua cidade natal. Em 2016, decidiu disputar as eleições como candidato a prefeito, alcançando 12.870 votos. Em 2018 foi eleito para o cargo de deputado estadual com 12.859 votos.

Foi um vereador bastante ativo, defendendo bandeiras como a saúde pública, a juventude e a agricultura. Conhecido pelos seus embates com o ex-prefeito Padre Franco, ele acabou ganhando popularidade, o que lhe deu musculatura política para desafios maiores, como a disputa da prefeitura, em 2016, e depois, de deputado estadual, quando obteve êxito em seu objetivo.

No campo ideológico, “Fúria” não tem uma posição muito definida, e transita bem entre esquerda e direita. É apontado por analistas políticos como alguém com potencial para polarizar as eleições com a atual prefeita Glaucione Rodrigues, graças ao seu histórico de boas votações em todas as eleições em que participou. Embora tenha eleitores em todas as faixas etárias, “Fúria” conta com um forte apoio especialmente da juventude por conta de suas ações como promoter de eventos que garantem entretenimento ao público infanto-juvenil.

 

PROFESSOR ALEX

Alex Costa e Regina Paixão / Foto: Divulgação

Nascido em 14 de setembro de 1976 e morador de Cacoal desde o ano de 2003, Alex Ferreira Costa, que é candidato com o nome político de Professor Alex, teve seu nome homologado pelo Democracia Cristã. É formado em matemática pela Universidade Federal de Rondônia e se dedicou à educação estadual e municipal por 20 anos. Há 3 anos afastou-se de suas funções, tendo inclusive pedido demissão do seu cargo público para se dedicar à defesa de Projetos Sociais. Ele foi um dos baluartes na campanha do então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, em 2018.

Professor Alex é alinhado à direita e se define como conservador, defensor da família e da fé cristã. Foi o idealizador da Escola Militar para Cacoal. Afirma que tão logo sua candidatura seja registrada, fará uma campanha baseada na defesa desses valores.

Bastante ativo nas redes sociais, Alex conta que esse será um diferencial importante, pois ele promete, se eleito, manter essa postura de contato com o povo, permanentemente. Ele afirma que sempre esteve pronto a responder a todos que entram em contato com ele através das redes sociais e muitos lhe dizem que têm dificuldades em obter resposta de outros políticos de nossa cidade e de nosso Estado.

 

GLAUCIONE RODRIGUES

Glaucione Rodrigues e Rafael Evangelista / Foto: Divulgação

A atual prefeita, Glaucione Maria Rodrigues, é natural de Baixo Guandu, Espírito Santo, nascida em 03 de julho de 1968 e veio para Cacoal ainda criança. É servidora pública desde 1994, quando foi contratada, por concurso público, para trabalhar como datilógrafa na prefeitura de Cacoal, em 1994.

Assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em 1996 e novamente de 2001 a 2002. A atual prefeita tem graduação em Letras pela UNESC, além de Direito pela ULBRA e Pós-graduação em administração hospitalar e em Gerenciamento de Unidade Básica de Saúde.

No início deste século filiou-se ao (P)MDB e em 2004 foi eleita vereadora com 3.268 votos, o que lhe conferiu a maior votação proporcional do Brasil em relação ao número de eleitores. Disputou as eleições como candidata a prefeita em 2008, quando perdeu a eleição para Padre Franco. Em 2010 foi eleita deputada estadual com 15.822 votos, concorrendo pelo PSDC. Em 2012, já como deputada, perdeu, novamente, a eleição para padre Franco por uma diferença nominal de apenas 1.567 votos (precisaria apenas de mais 784 votos para ser eleita). Foi reeleita deputada estadual em 2014 com 18.121 votos. Em 2016 deixa o PSDC e retorna ao (P)MDB, quando foi eleita prefeita de Cacoal, com quase 7 mil votos de vantagem em relação ao segundo colocado.

No aspecto ideológico, Glaucione Rodrigues sempre teve uma postura discreta, evitando alinhamento direto com direita ou esquerda. Sua principal bandeira, quando candidata a prefeita, em 2016, foi a reestruturação da infraestrutura da cidade, apresentando como solução a implantação de uma usina de asfalto caso fosse eleita, fato que realmente aconteceu.

Como pessoa ligada à saúde, a prefeita também prometeu reestruturar os postos de saúde, prometendo principalmente uma maior atenção à saúde básica, já que em relação à saúde de maior complexidade, o atendimento fica por conta dos dois principais hospitais públicos instalados no município e que são administrados pelo Estado (Heuro e Regional).

 

“JABÁ” MOREIRA

Jabá e Viviane Plaça / Foto: Divulgação

O vereador Mário Angelino Moreira, agora candidato pelo PROS, nasceu em Cacoal em 23 de março de 1974. Filho de pioneiros desta cidade, que aqui aportaram ainda na década de 70 quando a cidade estava iniciando. Seus pais e outros membros de sua família sempre tiveram especial destaque na cidade pelo pioneirismo e dedicação principalmente à agricultura.

Jabá decidiu entrar para a política a partir de 2012, quando disputou as eleições para vereador, pelo PRP, obtendo a expressiva votação de 982 votos. Foi empossado como vice-presidente da Câmara para o biênio 2013/2014. Afastou-se de suas atividades de vereador de março de 2015 a abril de 2016 para assumir o cargo de Secretário Municipal de Obras para tentar ajudar o prefeito, visto que o setor de obras públicas era um dos mais deficitários daquela gestão. Retomando suas atividades parlamentares em abril de 2016, Jabá foi reeleito nas eleições de 2016 com 949 votos.

Sua gestão à frente da Secretaria de Obras deu um fôlego ao ex-prefeito Padre Franco, que, contra todos os prognósticos, conseguiu reeleger-se à principal cadeira do Executivo Municipal, apesar de as pesquisas darem como certa sua derrota à época.

Por conta desse alinhamento com um prefeito do PT, Jabá era visto por muitos como alguém com alinhamento à esquerda, mas em votações na Câmara, porém, ele defendeu bandeiras de direita, tornando-se a principal figura durante a votação da chamada “Lei do Comércio”, que acabou permitindo aos supermercados abrir aos domingos e feriados.

No parlamento municipal, Jabá Moreira se destaca por intensa combatividade como opositor à prefeita Glaucione Rodrigues.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO