Fotos e vídeo: Divulgação

A Polícia Federal (PF) em Vilhena/RO, juntamente com IBAMA e FUNAI, realizaram nos últimos dias, 25 e 26, nova operação com o objetivo de combater crimes ambientais em terras indígenas de Rondônia.

Em continuidade a operações recentes, como a operação “Êxodo”, que combateu a extração ilegal de madeiras na Terra Indígena Tubarão Latundê, no município de Chupinguaia, e a operação “Crassa”, deflagrada nesta semana, que combateu a extração ilegal de diamantes na Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste.

Contudo, os trabalhos agora concentraram na Terra Indígena Rio Mequéns, situada no município de Alto Alegre dos Parecis. Mais de vinte servidores participaram dos trabalhos, localizando e inutilizando diversos equipamentos usados na destruição das florestas e na extração de madeiras nobres. Além de caminhões e tratores adaptados para tal tipo de atuação, foram localizadas serrarias instaladas dentro da Terra Indígena, onde era realizado o beneficiamento de parte da madeira retirada, já saindo prontas para o comércio. Parte das toras extraídas, por sua vez, seguiria para beneficiamento em outros locais.

A Polícia Federal dará continuidade aos trabalhos investigativos, a fim de seguir com a identificação dos responsáveis por tais práticas ilegais e que geram prejuízo milionário decorrente do dano ambiental.

O combate aos crimes ambientais e a proteção às comunidades indígenas, expostas a risco em função da entrada irregular de pessoas, segue como prioritária para a Polícia Federal, que está aberta para o recebimento de denúncias no telefone 69-3316-1600 (Delegacia de Polícia Federal em Vilhena/RO) e 69-3216-6225 (Superintendência de Polícia Federal em Rondônia).

>>>Vídeo abaixo:

https://

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO