Dominik Cristina Martins / Foto: Divulgação

Será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o “1º Simpósio Brasil-Paraguai de Direito Internacional e Desenvolvimento”. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Universidad de Canindeyú (Unican) e propõe um intercâmbio cultural e científico entre Brasil e Paraguai.

O primeiro dia do evento contará com seis blocos de palestras com professores brasileiros e paraguaios, enquanto no segundo dia a programação conta com apresentações de trabalhos e debates (online).

A Unesc contará com uma representante no “1º Simpósio Brasil-Paraguai de Direito Internacional e Desenvolvimento”. A acadêmica do 6º período do curso de direito oferecido pela instituição em Vilhena, Dominik Cristina Martins, teve seu trabalho aprovado e fará a sua apresentação no dia 1º de outubro. A acadêmica da Unesc abordará “A (in)justiça do dano como circunstância elementar e primordial da responsabilidade civil”. 

A aprovação do trabalho de Dominik Cristina Martins no “1º Simpósio Brasil-Paraguai de Direito Internacional e Desenvolvimento” é fruto de muito esforço e dedicação.  “O trabalho foi motivado por um grupo de pesquisa, do qual faço. A participação do simpósio foi motivada pela oportunidade de crescer intelectualmente no ramo da responsabilidade civil e com o objetivo de trabalhar sobre os diversos prismas que o tema versa, além das outras espécies de danos extrapatrimoniais e as suas particularidades. Todos os meus professores se colocaram à disposição para o auxílio na elaboração de trabalhos, em especial o professor Vitor de Medeiros Marçal, que foi o precursor de toda essa jornada”, destaca a acadêmica da Unesc.

Dominik integra um grupo de pesquisas focado na “Responsabilização Civil e Dano”, coordenado pela doutora Ana Cláudia Zuin Mattos do Amaral, professora vinculada à graduação, mestrado e doutorado em direito da UEL.

O grupo reúne membros de todo o país, incluindo mestrandos e doutorandos e, no projeto atual, se debruça sobre a busca por critérios, parâmetros e instrumentos para fixação do “quantum indenizatório”, o valor da indenização, algo que se mostra um dos temas e assuntos mais inquietantes da responsabilidade civil. Além de Dominik, o coordenador do curso de direito da Unesc Vitor de Medeiros Marçal, também integra o grupo de pesquisa.

De acordo com o coordenador, a pesquisa científica é uma vertente do âmbito acadêmico que não pode ser desconsiderada. “A ideia de envolver os alunos em grupos de estudo, trabalhos científicos de vertente crítica e  eventos científico, surge para que a formação dos alunos seja a mais completa possível. A notícia da aprovação do trabalho da nossa acadêmica em um evento de natureza internacional nos deixa com a certeza de que o curso de direito da Unesc não desconsidera e fomenta o desenvolvimento de cada faceta do âmbito acadêmico, especialmente a pesquisa científica”, destacou o docente.

18ª JORNADA CIENTÍFICA DA UNESC

Para o início do próximo mês está marcada a Jornada Científica da Unesc, que neste ano será composta por diversas atividades acadêmicas de cunho científico e cultural, como palestras, minicursos, visitas virtuais, mesas virtuais, apresentação de trabalhos (resumos expandidos) e atividades culturais. O evento é mais uma das formas encontradas pela Unesc para fomentar a pesquisa científica. Os participantes tem até o dia 14 de outubro para a submissão de trabalhos acadêmicos.

As atividades do evento serão subdivididas em quatro áreas do conhecimento, sendo elas engenharia, tecnologia e ciências agrárias; ciências biológicas e ciências da saúde; ciências sociais e humanas e; linguística, letras e artes.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO