Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Nesta semana, ao chegar à empresa, começamos nossa reunião. Haviam diversos assuntos a serem discutidos. Trata-se de uma firma prestadora de serviços, compreendendo matriz e filial.

De imediato, o diretor começou a falar sem parar. Percebia-se que ele tinha muito a conversar. Seu entusiasmo era crescente, contagiante e nunca visto antes. Ele iniciou dizendo que resolveu criar novos relatórios, porque sentia que existiam assuntos que precisavam ser aprofundados e a melhor forma de acompanha-los era mediante relatórios. Prosseguindo, afirmou que decidiu transformar a periodicidade de um relatório de vendas, passando a ser semanal, em vez de mensal. Nova surpresa.

Continuando ele disse que queria ter mais reuniões com a equipe. As metas tinham de ser reforçadas com maior ênfase; também precisávamos discutir melhor a performance individual de alguns de nossos colaboradores. Mais uma surpresa. Eu me tornara apenas um ouvinte. Parece que novas ideias fervilhavam sem cessar na sua cabeça. E ele prosseguiu.

Então pediu-me que fizesse o cálculo da “performance ideal” mensal de um funcionário, dentre aqueles integrantes do quartil inferior de cada estabelecimento, para ser discutida com eles. Essa análise seria feita em reais, unidades e preço médio. Então recomendei que examinássemos também o crescimento percentual desses indicadores, para saber se eram homogêneos ou heterogêneos. Continuando ele disse: quero afixar essa planilha no quadro de avisos para que todos a vejam.

Só então começamos a discutir uma a uma as várias ideias expostas; as deficiências de nossos controles internos; o benefício financeiro que obteriam tais funcionários se conseguissem elevar as receitas. Ou seja, identificamos o montante de receitas que estávamos deixando de ter; e os colaboradores a comissão que estavam perdendo mensalmente! Isso é impactante.

Não me lembro de ter passado por uma experiência semelhante, nos últimos anos. Fiquei impressionado com sua postura, pragmatismo e entusiasmo. Que admirável mudança de comportamento, de uma semana para outra.

Por fim cumprimentei-o por suas iniciativas e atitudes. Confesso que saí da reunião convicto de que iremos empurrar aquela empresa para frente, com rapidez e profissionalismo, justamente porque existem inúmeras oportunidades de melhorias. Nunca me ocorreu sugerir-lhe isso.

Todos nós aprendemos lições diárias. Compartilho este fato com você, amigo empresário ou administrador. Faça o mesmo com seus gerentes. Paixão profissional; trabalho com afinco e fé; busca incessante de uma melhor performance. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO