Cirone Deiró / Foto: Divulgação

Em discurso na sessão de terça-feira 01, o deputado Cirone Deiró (PODE) cobrou agilidade para resolver problemas nos aeroportos do interior do Estado.

Após as viagens serem suspensas devido à pandemia da Covid-19, a empresa que realiza voos para os municípios de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná exigiu que problemas estruturais dos aeroportos fossem resolvidos antes da retomada das atividades.

Cirone ressaltou que vem realizando reuniões com o DER, o governo do Estado e a Casa Civil para tentar viabilizar as reformas necessárias, mas a coordenadoria de aeroportos não está funcionando como deveria e os voos continuam suspensos.

O deputado lembrou que, em Cacoal, a empresa que deveria instalar o equipamento necessário à adequação da pista desistiu, em vista da alta do dólar, e nova licitação ainda não foi aberta.  Também foi conseguido um recurso de R$ 3 milhões para equipar o saguão do aeroporto, após a realização da obra de reforma pelo DER, mas a licitação também não foi liberada ainda, correndo o risco de perder o prazo para recebimento do recurso.

Cirone Deiró pediu ao diretor do DER, Elias Rezende, que convoque uma reunião com o coordenador e estabeleça uma meta para a entrega das obras. “Nós não estamos vendo no horizonte empenho do diretor para resolver esse problema”, criticou o deputado.

DEFICIÊNCIA MONOCULAR

O deputado destacou também a visita que recebeu de pessoas com deficiência monocular, perda da visão em apenas um dos olhos. Ele relatou que existe um grande número de pessoas com essa deficiência no Estado, e que só no município de Cacoal são cerca de 1.500 que recebem atendimento por essa condição.

Segundo Cirone, a lei aprovada pela Assembleia em 2011, que garante direitos a pessoas com deficiência não está sendo respeitada. Ainda vem sendo negado o reconhecimento da deficiência monocular, impedindo o acesso a benefícios que as pessoas com deficiência têm direito como a isenção do impostos em compra de veículos e passagens de ônibus gratuitas.

“Eu quero pedir às secretarias envolvidas que façam cumprir essa lei. As pessoas têm o direito, são deficientes, e deve ser cumprida a lei aprovada nessa casa, que tem a legitimidade de ser representante do povo do Estado de Rondônia”, finalizou o deputado.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO