Fotos: Divulgação

A operação Hórus foi desencadeada entre os dias 05 de março e 30 de novembro de 2020 e abrangeu 17 municípios do Estado de Rondônia que compõem a área de fronteira do Comando Regional de Policiamento III (CRPIII) em apoio ao Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFRON).

Tal área é composta pelo 3° BPM (sede em Vilhena), 4° BPM (sede em Cacoal) e 10° BPM (sede em Rolim de Moura).

O objetivo da missão foi intensificar o policiamento ostensivo preventivo e repressivo na área fronteiriça do Estado e combater ilícitos penais.

Ao todo foram empregados 155 policiais militares em 18 missões, realizadas nos municípios de Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Rolim de Moura, Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte, São Felipe, Parecis, Santa Luzia, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia.

Foram empregadas 50 viaturas, entre elas Radiopatrulhas (RP), Carro Presídio Locado (CPL), motocicletas e helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).

Em apenas 18 missões foram realizados mais de 43 mil quilômetros de patrulhamento – o que equivale a quase três voltas e meias do diâmetro terrestre.

A soma do percurso total das viaturas empregadas, conforme relatório final foi de mais de 4 mil quilômetros por dia, ou seja, a somatória da média diária das equipes foi de quase seis vezes a distância entre Vilhena e a capital do Estado.

Resultados

Foram registradas 115 ocorrências, com um total de 128 pessoas presas por tipificações variadas como invasões de terras (esbulho possessório), associação criminosa, crimes ambientais, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e relacionadas ao descumprimento de decretos sanitários de combate ao Covid-19.

Houve a apreensão de 1.326 munições e 75 armas de fogo de variados calibres entre elas um fuzil calibre 22.

Ao todo 103.802,5 gramas de entorpecentes foram apreendidos, entre maconha e pasta base de cocaína.

Seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram efetivamente cumpridos, garantindo à população local sensação de segurança.

Trânsito

Foram confeccionados pelas equipes da missão Hórus 43 Autos de Infração de Trânsito (AIT), 10 motocicletas e quatro automóveis foram recolhidos, 03 Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) recolhidos e dois exames de teor etílico (etilômetro) realizados.

Entre participações de fiscalização em barreiras sanitárias e abordagens padrões da operação foram contabilizados 4079 veículos e 6030 pessoas abordadas (entre adultos e menores de 18 anos). Além disso, 448 estabelecimentos foram abordados e realizados Patrulhamento Base (PB).

Crimes ambientais

Foram confeccionados 91 autos de infração ambiental, apreendidos quase 258 metros cúbicos de essências da floresta nativa (madeira) como Amarelinho, Garapeira, Itaúba, Cedro Alagoano, Cambará, entre outras.

Quase 265 quilogramas de caça e pesca (pescados de diversas espécies e jacaré) foram apreendidos e parte inumados (enterrados), tudo isso registrado em 10 Boletins de Ocorrência Ambiental (BOA).

Além disso, foram feitos 29 registros entre Boletins de Ocorrência e Termos de Apreensões de diversos objetos e veículos relacionados com crimes ambientais como motosserras, carretinhas, caminhões, tratores, automóveis e motor de barco.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO