Foto: Ilustrativa

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e pelo Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS) anunciaram nesta quarta-feira (10), os números do desempenho do arroz no ano-safra, de março a janeiro.

No período o Brasil exportou 1,68 milhão de toneladas de arroz (base casca) e nesses 11 meses, importou 1,27 milhão de toneladas. Com isso o saldo da balança comercial foi de 417,5 mil toneladas. Os volumes superam os de igual período do ano comercial 2019/2020, quando as vendas externas alcançaram 1,27 milhão de toneladas, as importações, 954.447 de toneladas e o superávit, 322.782 de toneladas.

Segundo a Abiarroz os números refletem a eficiência do setor orizícola que, mesmo na pandemia, conseguiu abastecer o mercado interno. Somente em janeiro deste ano, a balança comercial brasileira de arroz foi deficitária: as importações totalizaram 131,2 mil toneladas e as exportações, 21,3 mil toneladas. O volume de vendas externas no mês passado teve redução de 58,2% em relação a dezembro de 2020. Foi a menor quantidade embarcada em um mês desde abril de 2010.

“O saldo negativo de janeiro é reflexo da baixa disponibilidade do produto no mercado interno e da menor condição competitiva do arroz brasileiro no atendimento do mercado externo”, pontua o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO