Jair Montes (Avante) / Foto: Divulgação

O deputado Jair Montes (Avante) abordou, na sessão ordinária de terça-feira 11, as crescentes e descontroladas invasões de propriedades rurais em Rondônia. No pronunciamento, o parlamentar disse que são guerrilhas atuando no Estado.

Ele classificou a situação como “muito grave” e frisou que a bancada federal (deputados e senadores que representam Rondônia no Congresso Nacional) precisa acionar o Ministério da Justiça para conter a onda de ocupações ilegais de terras.

Montes, que acompanhou uma reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa com a presença da cúpula da Polícia Militar, se mostrou perplexo com a organização e ousadia dos invasores. Segundo o orador, eles fazem armadilhas nas fazendas contra os policiais e criam até estratégias para realizar a colheita da produção de alimentos que não plantaram.

Ele cobrou também do governo estadual mais concursos públicos para reforçar o quadro de policiais, que, conforme afirmou, é insuficiente para combater a criminalidade na área urbana e enfrentar os conflitos agrários. São mais de 91 áreas invadidas em Rondônia, conforme dados apresentados pela Polícia Militar.

Em aparte, o deputado Chiquinho da Emater (PSB) sugeriu ao governo a criação da patrulha rural e lamentou a destruição da produção agrícola pelos invasores. Também em aparte o deputado Adelino Follador (DEM) condenou a elevação da violência, afirmando que é preciso uma intervenção da Força Nacional de Segurança.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO