Eyder Brasil (PSL) / Foto: Divulgação

O governo do Estado de Rondônia, sancionou e publicou a Lei 4.993 na última semana, que dispõe sobre a obrigação de bares, restaurantes e casas noturnas de adotar medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos.

A lei estadual é originária de projeto de Lei 432/2020 de autoria do deputado Eyder Brasil (PSL), e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

De acordo com o PL, o auxílio à mulher será prestado pelo empreendimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia, caso seja necessário.

Ainda segundo a lei, os estabelecimentos deverão utilizar cartazes afixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do empreendimento para o auxílio à mulher que se sinta em situação de risco iminente de sofrer abusos físicos, psicológicos ou sexuais.

“O nosso papel é acabar com qualquer tipo de ato criminoso que constranja ou coloque as mulheres em situação de risco em bares e restaurantes”, destacou Eyder Brasil

Além disso, outras estratégias que possibilitem a comunicação eficaz entre a mulher e o empreendimento podem ser adotadas e os funcionários dos locais deverão ser capacitados por meio de treinamentos para agirem conforme estabelece a lei. A lei entra em vigor em 90 dias em todo Estado de Rondônia.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO