Movimento social / Foto: Ilustrativa

Os movimentos sociais têm tido como objetivo dar voz e lutar pelos direitos das pessoas que diariamente sofrem, com seus direitos não sendo aplicados ou sendo negados os devidos respeito e espaço.

Porém muitas vezes esses movimentos são vistos como atos de vandalismo, violência e não como grupo de pessoas procurando um espaço e seus direitos. Muitas vezes são deslegitimizados pelo Estado ou pela sociedade. É necessário que esses movimentos continuem suas ações e que recebam respeito e espaço para lutarem.

Na situação brasileira, podemos ver em um caso recente, manifestantes foram às ruas em diversos locais do país, para reivindicar seus direitos e mostrar sua insatisfação com o atual governo. Entretanto houve em alguns locais uma repreensão agressiva por parte da força policial, demonstrando o quão violento às vezes o Estado age sobre esses movimentos que, em tese, só procuram seus direitos.

O Estado, muitas vezes, presa por manter sua força e poder sobre a população, então a existência desses movimentos que procuram mudar a organização das coisas, é uma ameaça ao seu domínio. Além disso, age contra e manipula a visão da sociedade sobre esses movimentos sociais, para evitar que eles se fortaleçam e consigam conquistar essas mudanças. Esse fenômeno pode ser percebido historicamente na luta dos principais movimentos sociais brasileiros.

Em resumo, movimentos sociais são parte importante da sociedade, pois eles lutam e buscam conseguir mudar a realidade em que os direitos não são assegurados. Para podermos evitar isso, o Ministério Público deve entrar com ações de fiscalização para evitar que esses casos violentos aconteçam e que o direito de buscar e lutar pelos direitos seja de maneira correta e sem que sofram retaliações. Outro ponto é que o Ministério da Educação criar políticas públicas de maneira a favorecer mais discussões nas instituições de ensino sobre esse tema, com informações verídicas. E os próprios movimentos precisam tornar mais claros seus objetivos e ações.

Diego Viotto Gomes, aluno do 3º ano do curso técnico em agropecuária integrado, Ifro-campus Colorado do Oeste

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO