Confúcio Moura / Foto: Divulgação

Na segunda-feira 07, durante a audiência pública remota da Comissão de Meio Ambiente do Senado que abordou a alimentação saudável e os modelos para uma agricultura sustentável, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu a valorização do pequeno agricultor e enfatizou que Rondônia é um Estado com uma agricultura familiar robusta.

O parlamentar ressaltou que o Estado foi edificado sob a égide da colonização de um eldorado, e ele, na década de 1970, como médico recém formado chegou junto a essa leva de imigrantes. “Logicamente entrou muita gente do Sul e de outros Estados mais ou menos afugentada pela agricultura industrializada que estava presente naquela época no Paraná e em outros Estados”, disse.

Quando foi prefeito da cidade de Ariquemes, o parlamentar afirmou que o município passou a comprar comida da agricultura familiar diretamente para os hospitais e para todas as escolas. “A compra era feita com uma licitação em separado, somente com os pequenos. Não deixavam os supermercados e outros atacadistas participarem, só mesmo as agriculturas familiares”, lembrou.

O senador destacou que no período em que era governador, o então ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, o animou a levar aos agricultores familiares o conhecimento científico e a tecnologia. “Ele me ajudou a montar a primeira feira de agricultura familiar do Estado de Rondônia. Inclusive, o financiamento de até R$ 50 mil de máquinas ou insumos o Governo do Estado pagava – era juro zero –, para justamente estimular a agricultura familiar”, pontou.

O debate contou com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil Rafael Zavala; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Thalita Antony; da ACT Promoção da Saúde e membro do Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável Paula Johns; da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) Paulo Petersen; do diretor da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita Airton Rubenich ; e da vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico, ativista, escritora e apresentadora Bela Gil.

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO