Coluna “Cego, Surdo e Mudo” / Foto: ilustrativa

@@@ NOVO NINHO

A família Donadon “raiz”, que é formada pelo casal Melki e Rosani, deve mudar de partido para continuar a sobreviver na política. Isso ocorre em virtude do grupo do prefeito Eduardo Japonês, adversário dos Donadon, ter assumido o controle do PSC vilhenense, legenda pela qual Rosani disputou as eleições passadas. O casal de ex-prefeitos deve ir para o DEM.

@@@ EMPRESÁRIO DEVE ENCARAR DESAFIO

E o Democratas de Vilhena deverá ter mesmo candidatura à Assembleia Legislativa em 2.022. O empresário Darci Cerutti, que já foi vice-prefeito e só não disputou as eleições passadas por problemas de ordem pessoal, está se preparando para encarar o desafio. Conhecido como empreendedor e já com histórico de atração de empresas e instituições para se instalar em Vilhena, Cerutti deverá lançar projeto político-eleitoral baseado nesta premissa.

@@@ TUCANO À ALE

Já da Câmara Municipal de Vilhena desta vez só deverá surgir uma candidatura a deputado no próximo pleito. O nome da vez é o de Dhonatan Pagani, que foi o vereador mais votado nas eleições municipais e vem fazendo um bom início de mandato, pelo menos em termos de projeção junto à comunidade. Ele é filiado ao PSDB.

@@@ A BOLA DA VEZ!

Uma antecipação do site está se confirmando. Pressionado pelo PSL, o empresário vilhenense, do ramo da agropecuária, Juca Masutti, também deve disputar as eleições do ano que vêm, concorrendo ao Senado Federal. O pré-candidato é um defensor convicto do presidente Jair Bolsonaro. Conforme comentários na região, Juca é a bola da vez!

@@@ PROMESSA CUMPRE ANIVERSÁRIO I

Vai aqui algo a ser dito a respeito de reportagem feita nesta semana envolvendo o empresário vilhenense Jaime Bagattoli e o controvertido caso da mureta na BR-364 que ele destruiu num rompante de raiva há pouco mais de um ano, e suas consequências, como a promessa de construção de uma rotatória, coisa que o governo federal não cumpriu. O Extra de Rondônia foi criticado por leitores (certamente fanáticos do empresário) em virtude da matéria, primeiro com a ridícula acusação de que se trata de um “site de esquerda”, o que não procede. Aqui não seguimos linha ideológica-partidária, e apanha esquerda, direita, centro, acima, abaixo, compadre, comadre e afilhado. O objetivo aqui é levar ao público notícias de interesse público.

@@@ PROMESSA CUMPRE ANIVERSÁRIO II

Também foi dito que o site estava atacando um empreendedor de forma gratuita, difamando um gerador de empregos. Outra falácia. A matéria não teve o menor cunho de denegrir o empresário e sua importância para a economia local, algo que reconhecemos e valorizamos. A reportagem teve como fim exclusivo relatar um caso verdadeiro e relembrar ao público um compromisso anunciado e não cumprido, que foi a tal da rotatória prometida a ele e anunciada com toda a pompa, que acabou ficando só na conversa.  Nada demais, nada de menos, apenas a retomada de um assunto que deu muito o que falar e que foi varrido para baixo do tapete. Simples assim. Em entrevistas, Jaime disse que não é político, mas está agindo como tal. Tem gente animada em comprar um bolo para registrar o fato!

@@@ DEU UM JEITO

Semana passada, a coluna informou a respeito dos esforços que o secretário municipal de esporte de Vilhena, Wellinton Ferreira, faz para agilizar a aquisição de um bebedouro para os desportistas que frequentam o ginásio Jorge Teixeira de Oliveira, já que o equipamento anterior estava estragado há meses, sem nenhuma expectativa dos ex-dirigentes da pasta. Devido aos procedimentos administrativos serem burocráticos, Ferreira providenciou neste sábado, 31, um bebedouro que ficará no ginásio de forma provisória. Os atletas agradecem!

Novo improvisado no ginásio Jorge Teixeira de Oliveira, em Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

@@@ “DISTRITÃO” ELEITORAL

A bancada de Rondônia está convicta que haverá mudanças na legislação eleitoral já para o pleito do ano que vêm. Seis integrantes da bancada afirmaram ao Extra de Rondônia que o “Distritão” será aprovado, ou seja, ao invés daquela matemática eleitoral complexa, elegem-se os candidatos que fizerem mais votos. Isso decorre da dificuldade dos partidos em conseguir agregar novas lideranças para disputar eleições, posto que os novatos resistem em compor nominatas junto com quem é detentor de mandato concorrendo à reeleição. Há quem diga que tal mudança também corresponde ao início do fim do sistema partidário existente no país.

@@@ GLAUCIONE NA PREFERÊNCIA

O bloqueio de bens da ex-prefeita Glaucione Rodrigues foi comemorado por pré-candidatos a deputado estadual em Cacoal. Muitos acreditam ser o primeiro passo para tirá-la do pleito eleitoral do próximo ano, onde ela desponta como líder na preferência do eleitorado de acordo com as pesquisas.

@@@ CONFÚCIO MOURA NO PÁREO

Conforme o Extra de Rondônia também antecipou em várias matérias e análises, o senador Confúcio Moura confirmou a condição de pré-candidato ao governo do Estado de Rondônia nas eleições do ano que vêm. Moura vem aparecendo muito bem posicionado em pesquisas eleitorais realizadas por todo o Estado, e só fica atrás do também ex-governador Ivo Cassol nas sondagens.

@@@ ROCHA NO PSL

O governador Marcos Rocha, que está com o bloco da pré-campanha à reeleição percorrendo Rondônia de ponta a ponta lançando o programa “Tchau Poeira” está muito propenso a retornar à legenda que o elegeu ao cargo, o PSL. A confirmação oficial acontecerá em breve.

@@@ DEBANDADA TUCANA

A aliança entre PSDB, PSD e DEM parece estar se desfazendo antes mesmo de se consolidar. Tudo indica que os Tucanos devem debandar do grupo, e a aproximação da deputada federal Mariana Carvalho com Marcos Rocha aponta para uma composição entre PSDB e PSL, com ela sendo companheira do governador na sucessão estadual.

@@@ RACHA NA CAPITAL

Isso abre caminho para o PSD e o DEM lançarem a chapa de seus sonhos, com o senador Marcos Rogério concorrendo ao governo, e Expedito Junior saindo do PSDB – legenda da qual perdeu espaço- para o PSD, que é controlado por seu filho, a fim de concorrer ao Senado. Esse racha já vinha se desenhando desde as eleições municipais do ano passado, quando DEM e PSDB estiveram em muitas disputas locais na condição de adversários.

@@@ PRIMEIRA-DAMA NA DISPUTA

Na capital, a primeira-dama Ieda Chaves é nome confirmado para participar das eleições do ano que vêm, concorrendo à Câmara Federal. O maior incentivador de tal projeto é o marido dela, Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho.

@@@ EX-GOVERNADOR, DEPUTADO E A PF

Esta semana a Polícia Federal realizou operação em que surgiram como implicados o ex-governador Ivo Cassol e o deputado federal Coronel Chrisóstomo. A reportagem do Extra de Rondônia vai tentar ouvir os dois nos próximos dias para apurar o ocorrido.

@@@ ESPOSA SUBSTITUIU GURGACZ

Para encerrar: Acir Gurgacz, senador e presidente do PDT de Rondônia, não deverá concorrer a reeleição. Porém, ele faz um forte trabalho de organização e reestruturação da legenda a fim de alicerçar projeto político que visa eleger a esposa Ana Gurgacz à vaga que ocupa no Senado Federal.

 

sicoob