Confinamento Nelore 3B / Foto: Divulgação

A Fazenda Rio Jaú, em Pimenta Bueno, envolve uma bonita história de sucessão na pecuária. Aos 86 anos, o carioca Ronaldo Ribeiro, que chegou ao Estado há várias décadas, renova a disposição de investir em tecnificação da produção, motivado pelo neto, Rodrigo, de apenas 25 anos.

“Emocionante a maneira como Ronaldo se refere a Rodrigo”, informa o médico veterinário Olavo Bottino, técnico da expedição Confina Brasil, da Scot Consultoria, que visita propriedades de pecuária intensiva do Estado para mapear o confinamento no país. “O projeto está num acelerado ritmo de crescimento, com obras e muita vontade de crescer”, completa Bottino.

Fazenda Riojau / Foto: Divulgação

O confinamento da Rio Jaú tem capacidade para terminação de 20 mil cabeças, além da produção de bezerros adquiridos no mercado, que entram em recria com suplementação. A produção de alimentos é própria e inclui estrutura de armazenamento para 100 mil sacos de grãos. “O confinamento representa cinco fazendas em uma só”, destaca Ronaldo, reforçando o foco na terminação para geração de receita do negócio.

Ainda em Pimenta Bueno, a equipe do Confina Brasil conheceu o Confinamento Nelore 3B, de Alexandre Foroni, que pretende terminar 4.700 cabeças este ano, com gado próprio e em parceria. Nesse processo, ele ajusta frequentemente a dieta, objetivando o melhor desempenho dos animais.

“Vimos em outras propriedades e também nessa, que a dieta com volume reduzido de volumoso e aumento de concentrado é um indicador positivo para obtenção de melhores resultados econômicos”, diz o médico veterinário Felipe Dahas, coordenador do Confina Brasil.

O caminho trilhado pelos irmãos Orlando e Jaime Bagattoli, da Fazenda Araçatuba (Vilhena), para obtenção do melhor resultado financeiro é a aposta no cruzamento industrial, o que proporciona bonificação nos frigoríficos.

“Esse é um projeto bem organizado, que deve terminar 25 mil cabeças em 2021, além de outros 25 mil animais em recria a pasto. Importante destacar a integração da pecuária com a agricultura, objetivando a redução de custos. Além da produção de grãos, a propriedade conta com estrutura de armazenagem e esmagamento de soja e caroço de algodão”, informa Eduardo Seccarecio, engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria.

MAPEAMENTO

Em sua segunda edição, a expedição Confina Brasil viaja por 11 Estados, com a visita a 120 propriedades, e atualiza, de forma remota, os dados dos confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 Estados. O estudo contemplará informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.

A equipe é formada por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas da equipe da Scot Consultoria, todos especialistas em pecuária e preparados para coletar os dados e interpretá-los com o olhar na evolução constante da atividade.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO