Vereadores Kapiche e Corá / Foto: Extra de Rondônia

O debate acerca da possível implantação de uma Guarda Municipal no Município extrapolou a tribuna da Câmara de Vereadores e ganhou as redes sociais em Cacoal.

Esta semana, os vereadores Edimar Kapiche Vigilante (PSDB) e Valdomiro Corá (MDB) tiveram uma troca de mensagens reproduzida em vários grupos de aplicativos de mensagens, incluindo o Extra de Rondônia, com posições contraditórias acerca do tema.

Kapiche é autor da propositura, que já ganhou adesão do prefeito Adailton Fúria (PSD), e defende o modelo de segurança complementar representado pela Guarda Municipal.

Em seu ponto de vista, a força atuaria no policiamento ostensivo e preventivo, fazendo ações com ronda escolar e segurança nos bens patrimoniais do Município, além de agir como complemento às demais corporações de segurança pública em caso de necessidade.

“No Brasil existe Guardas Municipais instaladas em mais de mil e quinhentas cidades, sendo que na maioria dos casos sua atuação é positiva e aprovada pela população”, defende o parlamentar que apresentou a proposta.

Por outro lado, Corá, que já presidiu o parlamento na legislatura anterior, argumenta que o propósito visa atender problemas de caixa do Município, e que a Guarda Municipal pode acabar servindo apenas como uma “fábrica de multas”, penalizando ainda mais o contribuinte.

“Vejo em muitas cidades a Guarda Municipal agir com truculência e de forma opressiva contra a população, e em São Paulo por exemplo ela serve para perseguir, multar e apreender mercadorias de camelôs. Não queremos isso para a nossa cidade”, dispara o opositor da ideia.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO