Alexandre Baccarini/Foto: Jhefferson Morhaes

Na manhã desta quarta-feira, 18, o Delegado Regional da Polícia Civil, Alexandre Baccarini, falou com exclusividade ao Extra de Rondônia sobre a operação “Penanuqet”, ocorrida no último dia 6, que investiga envolvimento de servidores públicos da prefeitura de Cacoal, em esquema de corrupção.

O objetivo da operação foi arrecadar documentos probatórios da pratica de crimes de corrupção, tráfico de influência e sonegação fiscal, onde centenas de documentos foram apreendidos e passam por analises para que seja comprovado os crimes.

As investigações tiveram inicio em fevereiro de 2021, quando o então prefeito Adaílton Fúria, recém empossado ao cargo realizou denúncias dos supostos crimes praticados por servidores públicos.

A apuração dos fatos durou cerca de 6 meses até que a primeira fase da operação fosse realizada. De acordo com Alexandre Baccarini, policiais do setor de inteligência estão trabalhando 24 horas por dia na análise dos processos, sendo que, também foram recolhidos documentos de imobiliárias, testemunhas e pessoas supostamente envolvidas no esquema também já foram interrogadas.

Foram apreendidos todos os processo de Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que foram recolhidos neste ano de 2021, que ultrapassam mais de mil processos e processos que se são referente a transferência e escrituração de imóveis de 2020 e 2021 para análises. O delegado não descarta novas fases da operação devido a quantidade de materialidade que pode ser levantada durante a apuração do caso.

Caso seja comprovada as irregularidades, os envolvidos poderão responder pelos crimes de sonegação fiscal e falsificação de documentos públicos.

Contudo, referente a uma prisão que ocorreu dias antes da operação de um servidor público de inicial G., o delegado relatou que possivelmente era a pessoas responsável por articular e receber o dinheiro obtido através das fraudes aplicadas.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO