Aline Cordeiro de Souza Veiga / Foto: Divulgação

Antes de falarmos sobre a importância do psicopedagogo dentro da escola é necessário entender o que é a psicopedagogia.

Explicando de uma forma bem simples, a psicopedagogia nada mais é do que uma área que atua entre a educação e a saúde, tendo como objetivo compreender como o indivíduo aprende, porque não consegue aprender e o que é necessário para que aprenda.

O psicopedagogo institucional, como é chamado o profissional que atua dentro da escola, tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. Ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem. Se houver necessidade ele irá, junto com a equipe escolar, encaminhar a criança para outros profissionais tais como: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista.

Com o retorno das aulas presenciais, a necessidade do profissional de psicopedagogia dentro da escola, se tornará essencial, visto que, está pandemia trouxe com ela um retrocesso na aprendizagem de muitas crianças que poderá levar anos para ser reparado.

sicoob credisul

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO