Plantação de abacaxi / Foto: Divulgação

O curso sobre o sistema de produção de abacaxi será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, na modalidade online. Serão 14 horas de curso e estão sendo oferecidas 95 vagas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico: onde também é possível obter a programação completa do evento. O prazo para as inscrições é até dia 20, ou assim que se esgotarem as vagas. Podem participar do curso profissionais de ciências agrárias atuantes ou com potencial de atuação na cadeia de produção de abacaxi. Como também produtores e estudantes que tenham interesse no tema.

O curso abordará assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização. Também serão apresentados o uso correto de indutor de florescimento, o controle de pragas e doenças e o uso de novas cultivares mais resistentes e adaptadas à região. O objetivo é capacitar técnicos para atuar em sistemas de produção de abacaxi em Rondônia. Assim como sensibilizar os produtores para aspectos importantes relacionados a este sistema, para que possam obter maior produtividade e, consequentemente, mais renda com esta atividade.

CULTURA DO ABACAXI NO BRASIL E EM RO

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), o Brasil produz, aproximadamente, 1,6 bilhão de abacaxis por ano. É o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Costa Rica. No País, as principais variedades comerciais cultivadas são: a Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. O Nordeste é a maior região produtora, o que representa 35,7% do total, seguida da região Norte, com 31,4%, e da região Sudeste com 26,5% da produção nacional.

O maior produtor na região Norte é o Pará, com 311,9 milhões de frutos e Rondônia é o quarto maior produtor da região, com 17,9 milhões de frutos, e com fortes perspectivas de crescimento. O estado se destaca na produtividade do abacaxi, são 23.329 frutos/ha. É a segunda melhor produtividade da região Norte, atrás do Amazonas e superando grandes estados produtores como o Pará e o Tocantins.

Em Rondônia, os principais municípios produtores de abacaxi são: Cujubim, Rolim de Moura, Cacoal, Porto Velho e Vilhena. Estes cinco municípios respondem por 51% da produção de abacaxi do estado. 

REALIZAÇÃO E PARCERIAS

Este curso é realizado pela Embrapa Rondônia em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR). Também faz parte do projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia (TECFRUTI), da Embrapa, uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO