Patriotismo / Foto: Ilustrativa

O patriotismo é o que faz um intercambista se alegrar quando se encontra com outro da mesma nacionalidade, é o que nos faz levar nossa bandeira quando viajamos para o exterior e ficamos felizes quando um estrangeiro demonstra interesse pela nossa cultura, mas jamais será o sentimento de superioridade.

Joaquim Nabuco uma vez disse: “O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade” e assim deve ser para que não se exceda dos limites e não se torne nacionalismo, pois a devoção extrema ao próprio país foi o que fez os alemães nazistas matarem milhões de pessoas. O nacionalismo é o que faz um brasileiro se sentir superior ao imigrante e seus descendentes, mas pior do que isso é não se darem conta do que estão fazendo. Seguindo o raciocínio de Joaquim Nabuco, pouco adianta louvar os símbolos nacionais e esquecer o povo que vive à margem da sociedade…)

Por outro lado, o patriotismo é esquecido quando o imigrante em questão é um europeu ou norte-americano, pois são duas nacionalidades supervalorizadas pelos brasileiros e com uma enorme influência sobre o que consumimos e fazemos. Um exemplo disso é a preferência por produtos estrangeiros e a depreciação dos nacionais.  

Portanto compete às mídias promoverem maior visibilidade a produtos nacionais e cabe às escolas realizarem maior conscientização dos alunos sobre a diferença entre patriotismo e nacionalismo. Essas ações devem ser feitas por meio de propagandas nas mídias e palestras no ambiente escolar uma vez que com os quais a população terá maior conhecimento sobre o potencial de seu próprio país sem ofender outros e o erro em suas ações nacionalistas.

Karem Mendes de Oliveira, aluna do 3º ano do Ifro-campus Colorado

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO