Campanha imunizou quase 3,5 mil gatos / Foto: Divulgação

Quase 20 mil animais, sendo 16 mil cães e quase 3,5 mil gatos foram vacinados, pela campanha de vacinação antirrábica organizada pela Prefeitura de Vilhena, com Dia D no último sábado.

Entre os “doguinhos” foi coberta 97% da meta e entre os “gatíneos” 70%. Aqueles que não puderem ir nos pontos de vacinação, agora podem procurar a Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na avenida Celso Mazutti, n° 4071, no bairro Jardim América.

“Considerando as duas populações chegamos a uma cobertura de 91% neste Dia D, o que é um resultado ótimo. Agora a campanha continua até o fim do mês e todos que ainda não foram devem ir até a Vigilância para proteger seu pet. E lembrando que essa proteção também garante saúde aos humanos, já que a raiva pode se proliferar em nós e é uma doença que mata todos aqueles que infecta. Somente a vacinação garante nossa proteção”, explica Alfredo Guancino Júnior, coordenador da Vigilância Sanitária de Vilhena.

Ao todo foram vacinados, até o sábado, na zona urbana, 11.718 cães e 2.283 gatos, enquanto na zona rural foram imunizados 4.225 cães e 1.079 gatos. Além disso, mais de 100 animais já receberam a vacina de segunda-feira para cá, na Vigilância Sanitária. A expectativa da entidade é que até o fim do mês a meta de 100% de cobertura seja alcançada.

Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3322-1936 ou do WhatsApp da Prefeitura, 3919-7081.

RESULTADOS DA VACINAÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado das ações de vacinação antirrábica canina e felina resultaram num grande ganho para a saúde pública, permitindo que o país saísse de um cenário de mais de 1.200 cães positivos para raiva e uma taxa de mortalidade de raiva humana por cães de 0,014/100 mil habitantes em 1999, para um cenário de 09 casos de raiva canina e nenhum registro de raiva humana por cães em 2018.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO