Humberto Lago

É natural a oscilação das receitas, lucros e ativos das empresas, em decorrência da variação dos níveis de sua atividade operacional.

Todas as empresas têm, em qualquer tempo, um determinado valor, o qual pode ser apurado segundo a aplicação de critérios e padrões técnicos. Portanto, a qualquer tempo é possível levantar o valor de uma firma (operação). É possível e seguro fazer uma avaliação justamente porque se empregam critérios específicos. Por isso tais avaliações são válidas e oportunas, confiáveis e aceitas pela comunidade financeira.

A avaliação da saúde econômica e financeira de qualquer organização é feita, necessariamente, partindo da análise de suas demonstrações contábeis (balanço patrimonial e demonstração dos resultados do exercício). De igual forma, a identificação do valor de um empreendimento econômico também se inicia a partir das demonstrações contábeis.

Empresários e administradores sabem muito bem quão difícil é gerenciar, adequadamente, os recursos financeiros de uma empresa, bem como fazer a alocação ideal desses recursos pelos diferentes grupos de contas. Nestes tempos de pandemia, de crescimento acentuado da inflação, de desabastecimento do mercado, estas análises podem ser feitas porque são eminentemente técnicas.

Nem sempre os estoques estão em nível desejado. A experiência tem demonstrado que isso ocorre porque é muito difícil projetar corretamente o volume mensal das vendas. Nesse cenário de incertezas, erros são cometidos, os quais costumam ser refletidos nos balanços das firmas.

Quando há uma queda das vendas, nem por isso as empresas começam a demitir seus colaboradores. Neste caso é comum recorrer-se às reservas financeiras, por determinado tempo, na expectativa de que as receitas voltem ao normal. Contudo, se redução das vendas persistir, então medidas complementares e quem sabe drásticas terão de ser tomadas.

Não existe um manual para enfrentar a crise; não existem taxas de juros subsidiadas; não existe inadimplência máxima. Existe sim a experiência passada e a capacidade profissional da gerência. Toda a inflação é má por natureza. Os administradores precisam repassar aos clientes o aumento de seus custos e despesas operacionais. Porém se você exagerar ao fazer isso, estará incrementando seus resultados e ao mesmo tempo asfixiando seus clientes.

Definir uma administração sábia e eficiente é tarefa extremamente difícil, nas circunstâncias. Todas as decisões trazem consigo riscos. É preciso muito equilíbrio e sensatez. Dispor de um adequado sistema de informações gerenciais é uma ferramenta importante.

Se você for hábil na gestão empresarial e produzir lucros regulares, então o valor de sua empresa irá crescer independentemente da atuação e estratégias de seus competidores.  Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO