Cidade de Vilhena vista em horário noturno / Foto: Vicente Moreira

Hoje, terça-feira, 23, Vilhena comemora 44 anos de emancipação político-administrativa.

Para festejar a data, atividades culturais são programas durante o dia, que começa a partir das 15h, no Ginásio Jorge Teixeira e contará com apresentações de dança, Orquestra Sinfônica de Vilhena, exibições teatrais, coral, atos simbólicos, além de outras inúmeras apresentações culturais focadas para todo o tipo de público, desde os mais jovens até aos idosos. A organização ainda promete uma surpresa especial ao fim do evento.

A última comemoração do aniversário da cidade aberta ao público foi em 2019. Já em 2020 foi realizada apenas uma cerimônia com a presença de autoridades.

VILHENA

Município localizado no Estado de Rondônia, Vilhena tem uma estimada em 104 mil habitantes, segundo dados de 2021 do IBGE.

O nome “Vilhena” foi denominado por Cândido Rondon em homenagem ao engenheiro maranhense chefe da Organização Telegráfica Pública Álvaro Coutinho de Melo Vilhena. Este, em 1908, foi nomeado pelo Presidente da República Diretor Geral dos Telégrafos.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Vilhena, pela Lei Federal n.º 6.448, de 23 de novembro de 1977, porém instalado apenas em 1982.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO