Participantes do roteiro gastronômico durante apresentação do tema do festival

Dando início aos preparativos da quinta edição do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena (RO) – que será realizado de 5 de julho a 2 de agosto –, os estabelecimentos inscritos para o roteiro gastronômico participaram de dois workshops com o chef acreano, Jaire Cunha, especialista em comida regional e um dos embaixadores da gastronomia brasileira.

As preparações pré-festival iniciaram na segunda-feira, 23 de maio, no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, com a apresentação do tema do festival, “Sabores da Terra – Ancestralidade”, do regulamento e troca de experiências. Ao todo, 26 estabelecimentos vão concorrer ao título Prato do Ano nas categorias Restaurantes, Bares, Hamburguerias, Pizzarias, Cafeterias e Docerias. Os atendentes também serão avaliados e concorrerão ao título de Garçom do Ano.

Workshop de técnicas básicas e ingredientes amazônicos

Já na terça-feira, 24 de maio, o chef ministrou o workshop de técnicas básicas e ingredientes amazônicos, com o preparo da casquinha de pirarucu com farofa de castanha, moqueca de tucupi com jambu e arroz caldoso com buriti, rabada e jambu. As oficinas servem como base para os participantes criarem o prato do festival. Ao longo desta semana, Jaire dará consultoria aos estabelecimentos inscritos no roteiro gastronômico.

Chef Jaire Cunha

ROTEIRO GASTRONÔMICO

Os estabelecimentos inscritos na 5ª edição do Sicoob Sabor são: na categoria Restaurantes, Bistrô da Quinta, Bon Appetit Massas e Saladas, Boteco Major, Empório do Tereré e Cia, Kenko Oriental, Manjericão Comida Saudável, Recanto da Praça, Sugestão do Chef, Touro Loko e Zero Grau; na categoria Bares, Democrata, La Isla e Pretto Brewpub; na categoria Pizzarias, Pizzaria Sampa e Pomodoro Pizzaria; na categoria Hamburguerias, Bravvo Burguer, Esron Burguer, Frederico Burguer Bar, Julians Grill Hamburgueria, Municipal Burguer e Quintal Burguer; na categoria Cafeterias, Caramelle Café, Chocolateria Brasileira e Laranja Lima; na categoria Docerias, Casa do Brigadeiro e Signore Gelateria.

Casquinha de pirarucu com farofa de castanha

Os participantes terão até o dia 3 de junho para desenvolver o seu prato e entregar a ficha técnica. Os pratos criados serão vendidos nos estabelecimentos e avaliados pelo chef e o público. Marcado para 5 de julho a 2 de agosto, o festival promovido pela Sicoob Credisul, contará ainda com várias atividades culturais como, exposições, feira, workshops, oficinas, arte, cinema e shows musicais.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO