Ronildo Macedo em visita ao site / Foto: Extra de Rondônia

O prefeito em exercício de Vilhena, Ronildo Macedo (Podemos), visitou a redação do Extra de Rondônia na manhã desta terça-feira, 12, momento em que comentou os primeiros dias à frente da administração do Município.

Ele anunciou os nomes que compõem o primeiro escalão da prefeitura e reclamou da debandada de secretários que aconteceu por “lealdade” ao ex-prefeito, o que prejudicaria o procedimento de transição e o andamento da máquina pública.

Por outro lado, ele pede união e diálogo entre vereadores, servidores públicos e população em geral para desenvolver o município. “Infelizmente, nos últimos anos, presenciei muita perseguição no Executivo e peço aqui, claramente, aos servidores – comissionados e efetivos – que exista diálogo, união, respeito”, observa.

>>> LEIA, ABAIXO, A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

 

EXTRA DE RONDÔNIA –Faça um comentário dos primeiros dias à frente da prefeitura de Vilhena.

RONILDO MACEDO – Tomei posse do cargo oficialmente na quinta-feira passada e já na sexta-feira só analisei nomes para compor o secretariado. Da mesma forma, sábado e domingo analisei algumas questões. Nessa segunda-feira, 11, acordei às 04h e fui direto à sede da Secretaria Municipal de Obras (Semosp), para dar posse ao novo titular da pasta, que é Laércio Torres. Ele é um profissional tecnicamente bom, conhecedor da área de infraestrutura e tenho certeza que fará um bom trabalho. Não fizemos muitas mudanças para não comprometer o andamento dos trabalhos públicos.

Os novos secretários são: além de Laércio Torres (Obras), Kim Mansur Yano (Saúde), Giuliano Dourado da Silva (Terras), Anderson dos Santos Garcia (Agricultura), José Marcelo Cardoso de Oliveira (Administração), Vera Lúcia Borba (Meio Ambiente), Rosilene Batista da Silva (Assistência Social), Eraldo dal Posolo (SAAE), Tenente Roberto Pires (Fazenda). Nomes para quatro secretarias – Comunicação, Esporte, Educação e Industria e Comércio – estão em análise.

 

EXTRA – Secretários municipais nomeados pelo ex-prefeito pediram exoneração dos cargos. Isso compromete o andamento da máquina pública?

MACEDO – Estou iniciando o mandato com muita tranquilidade e calma. Contudo, infelizmente, recebemos a prefeitura com debandada de secretários municipais. Eles preferiram lealdade ao prefeito cassado Eduardo Japonês do que fazer um trabalho voltado à comunidade. E agora, estamos montando a nova equipe, escolhendo nomes adequados para cada pasta e voltados com o coração para fazer o melhor pelo nosso município de Vilhena. Não esperava a exoneração em massa do secretariado, até porque existe uma transição administrativa e o Município tem que estar em primeiro lugar. Importante esclarecer que eu não cassei o mandato do ex-prefeito, o que podem pensar. Mas, nesse caso, os secretários preferiram fidelidade por questão política do que trabalhar por amor ao município de Vilhena.

 

EXTRA – Há constantes reclamações na área de Saúde, assim como em relação à execução de obras de drenagem em alguns bairros. Como lidar com essa situação?

MACEDO – Já solicitamos uma reunião com representantes da empresa que está trabalhando na execução de obras de drenagem e asfalto no bairro Alto dos Parecis, por exemplo. Vamos cobrar mais ação para executar esse serviço com mais rapidez.

Na área de Saúde, temos que buscar a união entre o Executivo, secretários, diretores, médicos, todos os servidores e nossa Câmara de Vereadores. Todos têm a mesma importância. Nesse sentido, precisamos todos trabalhar em prol da população.

Aconteceu uma sessão extraordinária momento em que foi aprovado o aumento salarial dos médicos. O projeto foi sancionado. Ou seja, os profissionais já têm aumento. Meu pensamento é de diálogo com os setores, o que infelizmente não existia. Temos que fazer uma administração com união e transparência.

 

EXTRA – Fale sobre o projeto de Lei Complementar no 405/2022, que dispõe sobre a concessão de Alvará de Localização e Funcionamento para Imóveis Industriais e Comerciais, e Habite-se para Imóveis Residenciais Irregulares em Vilhena.

MACEDO – O projeto foi aprovado pela Câmara e sancionamos aqui na Prefeitura. Essa situação estava gerando um transtorno para as empresas e agora o prazo foi prorrogado por mais 18 meses. É uma conquista da Câmara e de nós, no Executivo, que vai beneficiar nossos empresários e donos de empreendimentos. Agora haverá facilidade para conseguir os alvarás com rapidez.

 

EXTRA – O que a população vilhenense espera de Ronildo Macedo à frente da prefeitura no curto período até o retorno do ex-prefeito ou encerramento de eleição suplementar no Município?

MACEDO – O que a população pode esperar do Macedo-prefeito é muito trabalho. Desde que assumi, acredito que só tenho dormido três horas por noite. Estou alinhando com os secretários e pessoas que coordenam as equipes, para fazer um trabalho com união, diálogo, parceria, sem perseguições. Infelizmente, nos últimos anos, presenciei muita perseguição no Executivo e peço aqui, claramente, aos servidores – comissionados e efetivos – que exista diálogo, união, respeito. É dessa forma que conseguimos trabalhar na Câmara de Vilhena, com união, respeito, construindo uma amizade pacífica, respeitosa e produtiva para Vilhena. Vamos trabalhar 24 horas por dia para colocar em prática as ações e concretizar o que a população vilhenense merece. Essa é nossa obrigação.

 

 

 

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO