Lavoura trigo/Foto: Reprodução

Os produtores de trigo do Paraná concluíram o plantio da safra de 2022, após um avanço de 1 ponto percentual na última semana, informou nesta terça-feira, 19, o Departamento de Economia Rural (Deral), considerando que 95% das lavouras estão em boas condições.

Outros 5% das lavouras do cereal de inverno foram classificados em condição média e nenhuma área é vista como ruim, de acordo com o departamento ligado ao governo estadual.

O analista do Deral Carlos Hugo Godinho disse que o plantio de trigo ocorreu dentro da normalidade e agora o setor deve ficar atendo ao andamento das lavouras da região norte, que começam a ter algum atraso nas chuvas.

“Começamos a ver que destoa a condição da regiao sul com o norte do Estado. As últimas chuvas não chegaram no norte e estão começando a acender um alerta. É mais um prenúncio de que pode vir um problema, enquanto no sul está tudo bem”, disse ele.

No milho segunda safra, a colheita do Paraná chegou a 30% das áreas, avanço de 10 pontos na semana.

Segundo o Deral, cerca de 72% das lavouras de milho estão em condições boas, outros 21% estão médias e 7% ruins, mesmo patamar registrado na semana passada.

Dia dos pais

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO