Vista aérea de Cerejeiras/Foto: Reprodução

Cerejeiras completa 39 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 5 de agosto, e com isso, a Prefeitura por meio da coordenadoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto irá realizar uma série de atividades a partir deste sábado (30).

Ao longo da semana, estão previstas apresentações culturais, realização de gincana escolar, exposição de artes e gastronomia, exposição de carros antigos e campeonato de futebol.

O município foi criado apenas em 1983, mas a história de Cerejeiras é antiga. Dados históricos mostram que os primeiros imigrantes chegaram ao local por volta de 1975. O vilarejo criado pelos moradores acabou se tornando um ponto de apoio para quem desejava navegar pelas águas do Rio Guaporé.

Foi durante a segunda Guerra Mundial, em 1939, que dezenas de nordestinos migraram para a região a fim de extrair borracha. Em 1943, vilarejo recebeu a primeira pista de pouso para aviões.

Com o término da guerra, os moradores da região foram embora. O local só voltou a ser povoado a partir da década de 60, durante a colonização do estado. Daí por diante a região só veio a se expandir. Foi no projeto de integração da colonização Paulo Assis Ribeiro que a povoação cresceu.

Como no local havia muitas árvores de cerejeira, os moradores resolveram chamar o vilarejo de Cerejeiras. O município foi emancipado no dia 5 de agosto de 1983, após desmembramento de uma área do município de Colorado do Oeste.

Cerejeiras possui atualmente mais de 17 mil habitantes. A cidade é uma das maiores produtoras de grãos do Cone Sul de Rondônia.

Confira a programação:

Dia 30/07 Barracão da feira “Raul Tesser” 18h00 – Show Gospel com apresentação de ministérios de louvor das igrejas evangélicas 19h00 – Culto ecumênico 20h30 – Apresentação Orquestra Sinfônica de Vilhena 21h30 – Show Musical com Moisés Coimbra e Banda Pegada Forrozeira 23h00 – Show musical com a Banda Forró Dez de Embu das Artes -SP.

Dia 05/08 – Barracão da feira “Raul Tesser” 05h00 – Toque da Alvorada com a Fanfarra Municipal 13h00 – Gincana Cultural com a participação das Escolas Municipais, Exposição de Artes e Gastronomia.

Dia 06/08 – Praça dos Pioneiros 14h00 – Exposição de carros antigos.

Dia 07/08 – Campo do Internacional na Linha 4, entre 3ª e 4ª eixo, as 07h30 final do Campeonato Ruralzão.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO