Fonte: Pixabay

Com o aumento da cotação do dólar, os mercados e as moedas latinas começaram a recuar, obrigando aos investidores a alterar sua estratégia.

A economia mundial se estrutura ainda em torno das flutuações do dólar: quando a moeda norte-americana perde seu valor, perante o Real ou o Euro, as importações aumentam e em contraste as exportações são reduzidas.

As implicações da dependência do dólar são bem visíveis e mexem tanto com as economias dos restantes países do mundo como também com as estratégias adotadas pelos investidores Forex.

Enquanto os governos combatem o efeito da valorização do dólar através de incentivos à exportação, os investidores buscam novas estratégias como por exemplo estratégia de price action.

Embora as soluções para este movimento da cotação da moeda estadunidense parecem simples, a verdade é que demoram algum tempo para se tornarem realidade. Por exemplo, num mercado demasiado volátil a estratégia de price action por si poderá não ser suficiente, obrigando o trader a recorrer a indicadores mais simples como os de resistência.

O efeito da taxa de câmbio no mercado

Desde do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia que o Euro tem vindo a perder cotação, levando a uma valorização do dólar.

A realidade é que essa guerra começou de forma um pouco inesperada e os efeitos começaram a aparecer. As economias não tiveram tempo de se preparar para uma valorização tão acentuada na cotação do dólar, o que significa que grande parte das importações continuavam a ser nessa moeda e por consequência houve um aumento brusco no preço dos bens importados, fenômeno conhecido como a inflação.

Historicamente, em momentos de aversão ao risco, a moeda americana, assim como o mercado dos Estados Unidos da América, é considerada o “porto seguro” dos investidores, mas isso não significa que eles não ponderem bem os seus investimentos antes de o fazer.

Que estratégia adotam os investidores?

Dado toda a incerteza presente no mercado, é de conhecimento geral que os investidores estão recorrendo a estratégias menos comuns para fazer frente ao risco. Uma dessas estratégias é a estratégia de price action.

A Estratégia Price Action pode ajudar os investidores a determinar qual o melhor momento de entrada e saída do mercado, através da observação dos movimentos dos preços das ações e de outros tipos de ativos no mercado financeiro, sem a ajuda dos indicadores técnicos: observando apenas a evolução dos preços ao longo do tempo.

Quem adota esta estratégia defende que toda a informação necessária para tomar uma decisão sobre investir ou não num ativo, já está no preço de mercado do mesmo e que basta olhar para o preço para poder fazer uma análise correta e antecipar movimentos de mercado.

No que toca ao mercado cambial, esta estratégia acaba por fazer sentido pois o mercado cambial é o “retrato” da liquidez de determinada moeda, significando que obedece à velha lei da oferta e da procura. Isto significa que quanto maior a procura, maior será o preço e vice-versa.

Conclusão

Em um momento em que o dólar alcança a paridade pela primeira vez em 20 anos é importante que os Governos e os investidores adotem medidas para fazer frente às consequências.

Para os Governos, essas medidas passam por adotar estratégias protecionistas e desincentivar a importação de bens e em simultâneo incentivar a exportação da sua produção nacional.

No caso específico do Brasil, dado ao nível de exportação de matérias-primas é bastante provável que o real brasileiro valorize em relação ao dólar, mas isso não deve representar uma contenção da inflação a curto-prazo pois, devido à guerra na Europa, não houve tempo para adotar as medidas necessárias.

Por outro lado, para os investidores é importante adotar uma estratégia que tenha em consideração a volatilidade e incerteza presente no mercado cambial atualmente. Essa estratégia pode ser baseada só e apenas no preço do ativo e não em nenhum indicador específico, estratégia conhecida como price action.

Ao adotar uma estratégia deste género, o investidor encurta o tempo de análise e ganha tempo para antecipar possíveis movimentações do mercado.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO